A Secretaria de Saúde, através da responsável técnica pela epidemiologia do município Ângela Margareti vem a público esclarecer sobre os casos de meningite, registrado este ano no município.
“Não temos, em Arcos, um surto de meningite”, explica. Só tivemos um caso notificado em janeiro, que foi descartado pela Secretaria Municipal de Saúde e um outro caso em junho, e um caso que está agora na Santa Casa que é viral. Portanto, não estamos em surto, nem epidemia. Segundo ela, o caso que está na Santa Casa, ainda está em análise, para saber se é meningite. Conclui.
SOBRE A MENINGITE
A meningite é uma doença que ainda assusta muitas pessoas. Ainda mais por saber que existem tipos diferentes da doença - bactérias, vírus e fungos -, e que em alguns casos não tem como controlar. A inflamação das meninges, que são membranas que envolvem o cérebro, podem ser confundida com outras doenças como uma gripe, e podem surgir, após a infecção, em algumas horas ou até dois dias.
Os sintomas mais comuns da meningite são: febre alta repentina; dor de cabeça intensa; pescoço rígido, que não permite encostar o queixo no tórax; náuseas e vômitos, estes, geralmente, em jato; confusão mental e dificuldade de concentração; convulsões; fotofobia (incômodo com a luz); sonolência; pequenas manchas vermelhas pelo corpo e recusa alimentar. Nos bebês a moleira pode ficar tensa e abaulada; apresentarem rigidez do corpo e ficarem extremamente irritados, com choro intenso.
Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025
Domingo, 12 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade