Projeto leva cultura empreendedora ao ensino fundamental

A Prefeitura Municipal de Arcos juntamente com a Secretaria de Educação iniciaram nesta segunda feira (25), o projeto Cultura Empreendedora no Ensino Fundamental. A proposta foi feita pelo Sebrae Minas que ofereceu essa parceria à Secretaria de Educação, de colocar de forma interdisciplinar o empreendedorismo nas escolas. A direção do Sicoob União Centro Oeste sabendo dessa proposta se interessou em serem parceiros também. Com isso os temas serão ampliados e além da educação empreendedora e financeira, os alunos também aprenderão o cooperativismo que é o foco do Sicoob União Centro Oeste. Ao todo, 3 turmas de 30 educadores e profissionais da educação serão formadas para desenvolver essa proposta na rede de ensino. Hoje formam 30 profissionais e em outubro mais duas turmas de 30. Com isso, a partir do ano que vem, será criado o decreto para formalizar o projeto pedagógico dessa formação e oferecer mais esse diferencial para os alunos.

De acordo com a secretária de educação Sônia Teixeira,  o mundo vem modernizando e o ser humano por si mesmo tem que ser empreendedor e dominar essa questão do cooperativismo para que ele possa desenvolver como pessoa e em grupo. "Não podemos deixar eles ficarem adultos para depois aprender isso. Temos que colocar para nossas crianças essa formação para que elas venham a ser um adulto empreendedor, conseguindo se sobressair melhor no mercado de trabalho" concluiu a secretária.

Para a gerente do Sicoob União Centro Oeste Márcia Berto essa parceria veio para promover a formação dos professores da rede com o propósito de fazer cumprir o papel da Instituição de investir na formação e fomentar a comunidade, através da base, que são nossas crianças, futuro do nosso País. Disse ela ainda: "Estou muito feliz com esse projeto lindo, que com certeza, vai contribuir para disseminar a cultura da cooperação em nosso meio".

A educação Empreendedora vai ajudar nossos professores a pensar de forma inovadora, buscar novas inspirações e ousar na criatividade, disse o vice prefeito Halph Carvalho que afirma que esse comportamento empreendedor serve também para motivar à liderança, à criatividade, à proatividade, à perseverança, e outras características.

"Achei que é uma iniciativa muito importante. Eu vejo que nós da área da educação precisamos realmente de cursos e capacitações. Todas as professoras que estão aqui demonstraram que estão decididas a aprender e a repassar todo o aprendizado desse curso". disse a professora Kelly Martins. Ela garante ainda que a iniciativa foi bacana, o tema é interessantíssimo e espera que a Secretaria de Educação continue investindo. "Assim, nós ganhamos enquanto profissionais, ganhamos na nossa vida pessoal e levar isso pra sala de aula, ampliar pra toda a escola, colegas de trabalho vai ser importante pra todo mundo" concluiu a professora.

Na primeira aula do projeto, o tema foi trazido pelo gestor Luiz Fernando Gelape. Para ele, "o objetivo é que o professor seja um agente de transformação dos alunos para que desenvolva nos jovens os comportamentos empreendedores". Disse ainda que não significa necessariamente que o curso é para formar futuros empresários. A ideia é desenvolver nos alunos o comportamento empreendedor, porque é esse comportamento que vai dar aos jovens a possibilidade dele ser protagonista/autor da sua própria história. Todas as dinâmicas e o conteúdo são trabalhados para que seja permitido ao jovem que ele seja capaz de sonhar e acreditar que se ele se organizar e esforçar é possível realizar qualquer sonho.

FOTOS