Peça teatral ‘Um Novo Conto de Natal’ revela a essência do sentido natalino

Grupo de Teatro do projeto ‘Vivart’ emocionou o público presente na Casa de Cultura

O teatro da Casa de Cultura recebeu nos dias 15 e 16, a Peça Teatral ‘Um Novo Conto de Natal’, do Grupo de Teatro do projeto ‘Vivart’, que apresentou um espetáculo que traduziu a essência do espírito natalino. Crianças e adultos se emocionaram com a trajetória de vida de Marina Freitas - uma mulher que quando criança amava o Natal, mas ao ficar viúva, na véspera do Natal, passou a ter muita raiva dessa data.

Marina é dona de uma loja de brinquedos, mas devido à desilusão, após a perda do marido, passou a tratar mal os funcionários, inclusive sua amiga e gerente da loja, Júlia (que tem uma família linda). A gerente, de personalidade humilde, se contenta com o pouco que ganha, só para estar sempre ao lado da amiga. Certa noite, as duas tiveram uma discussão, Júlia pediu demissão e vai pra casa cear com a família.

Com esta decisão da amiga, Marina fica histérica na loja e sozinha, tem uma visão "Um boneco" ganha vida e lhe avisa que naquela noite os três Espíritos do Natal, o presente, o passado e o futuro iriam buscá-la para uma viagem no tempo, mostrando-a como ela já tinha sido feliz no passado, com a realidade do presente, principalmente revelando-a a pessoa ruim que ela era e o que vai lhe restar no futuro, seria continuar sendo aquele pessoa fria que ela se tornara.

Marina quando criança tem um sonho adormece, sonha que é uma bailarina e que está dançando com o Quebra Nozes, o mesmo que duelou com o Rei dos Ratos, uma das partes mais encantadora da peça.

A trama também esconde um segredo: Marina Freitas gerou uma filha que, sem dó, nem piedade, a mesma doou para um orfanato e o ponto máximo da peça é o final, onde ela reencontra sua filhinha Sabrina, vivendo com os moradores de rua, que ela sempre humilhou quando lhe pediam ajuda.

Segundo o ator e diretor de ‘Um Novo Conto de Natal’, professor de teatro do projeto ‘Vivart’, Adriano Ribeiro, o espetáculo quis despertar nas pessoas esta percepção do sentido do Natal. “A história de Marina vai de encontro ao sentido do Natal, principalmente na reflexão de comportamento e atitudes do dia a dia. Que todos tenham um natal repleto de amor ao próximo”, ressaltou.

Para a vendedora, Joelma Jamile, mãe da atriz Isabely Araújo, que fez o papel de Nina - Marina quando criança, o espetáculo a despertou a consciência de respeito ao ser humano. “Foi muito interessante perceber que o Natal nos leva ao exame de consciência de nossas ações, principalmente as ambições e o orgulho do que alimentamos no nosso cotidiano”, disse.

Já para aposentada, Maria Aparecida da Silva, avó da atriz Sabrina Vitória, que representou a personagem de mesmo nome - filha de Marina, todos deveriam valorizar a essência do amor. “Saí do teatro com a minha alma renovada, pois devemos valorizar o espírito do Natal, com mais respeito e amor ao próximo”, comemorou.

Ficha técnica do Espetáculo

Sonoplasta Mateus Vieira

Os moradores de rua:

Giovane, Nicolas, Suzi

As vendedoras da loja:

Lívia, Isabela

Família de Júlia

Bianca, Álef

Bia, Arthur

Mãe da Nina e os filhos

Isabelly e Bernardo

Os espíritos do presente e passado