NOTA DE ESCLARECIMENTO A RESPEITO DA OFICINA DE TEATRO DO PROJETO VIVART

O Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Sergio Garibaldi, esclarece que em virtude de alguns questionamentos sobre a manutenção da Oficina de Teatro da Casa de Cultura, que integrou o projeto Vivart, no ano de 2018, que a opção de não dar continuidade na Oficina de Teatro, esse ano, se deu única e exclusivamente em função da queda de arrecadação brusca que o município de Arcos veio sofrendo ao longo do ano de 2018.

Tal situação não acontece somente em Arcos, mas em todas as cidades de Minas Gerais. Ressalto que nunca se viu uma crise, de tamanha proporção, em que o Governo do Estado de Minas Gerais deixou de repassar recursos neste ano de 2018, que só em Arcos atinge a casa dos R$15.000.000,00 (Quinze Milhões de Reais). Isto obrigou várias cidades a reduzirem drasticamente seus serviços, deixando muitas prefeituras à beira da Falência.

O Projeto Vivart foi criado ano de 2018, com quatro oficinas, são elas: Zumba, Teatro, Técnicas Circenses e Violão e foi acrescentado o projeto da Banda Som e Arte e o Coral Municipal, que são dois projetos que acontecem há mais de 10 anos na Casa de Cultura.

De posse do orçamento da secretaria para o exercício do ano de 2019, elaborado através de uma previsão de arrecadação, eu, como gestor da Secretaria de Cultura, tenho que adequar às ações da secretaria dentro deste orçamento. Lembrando que previsão de arrecadação não quer dizer dinheiro em caixa, onde tive que fazer escolhas que vão muito além das oficinas, porque como eu disse: são quatro pastas em uma secretaria apenas. E se tenho que reduzir custos, a redução se dará em outras pastas além da Cultura.

Em relação à escolha da Oficina de Teatro, foi em função de ter sido a oficina que teve a menor procura de alunos, no ano de 2018.

Desta forma, gostaria de agradecer publicamente ao Professor Adriano Ribeiro, a quem tenho um imenso respeito, primeiramente pela pessoa que é, pelo profissional que admiro e pelo talento e amor que demonstra pela arte.

Muitas vezes na vida precisamos dar um passo para trás para que possamos caminhar dois pra frente e, quando conversei com ele (Adriano Ribeiro), muito respeitosamente e expus a dificuldade que o município vem atravessando, ele se mostrou muito receptivo e reiterei a ele, além do possível retorno da oficina de Teatro no próximo ano, a Secretaria continuará oferecendo o espaço da Casa de Cultura para os ensaios do seu Grupo de Teatro Guerreiros da Arte e também o Teatro da Casa de Cultura para ensaios e apresentações de seu Grupo.