Governo promove 1º mutirão de limpeza contra o mosquito Aedes aegypti na zona norte de Arcos

Ao todo, aproximadamente 100 servidores colaboraram com o primeiro mutirão. O objetivo é eliminar os possíveis criadouros do mosquito e evitar uma epidemia das doenças causadas por esta espécie.

Neste sábado (20), a Prefeitura Municipal através do setor de Endemias em parceria com as secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Fazenda, Obras e Educação promoveu o primeiro mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti nos bairros Niterói, Esperança I, Novo Horizonte, Esperança II, Cruzeiro e São Francisco.

Esta ação na zona norte da cidade deu início às diversas visitas que serão realizadas nos demais bairros pelos profissionais de Endemias e colaboradores das secretarias envolvidas ao longo do próximo mês. Ao todo, aproximadamente 100 servidores trabalharam em prol do primeiro mutirão. O objetivo é eliminar os possíveis criadouros do mosquito e evitar uma epidemia das doenças causadas por esta espécie.

Conforme o coordenador de Endemias Tiago Carvalho, a zona norte da cidade foi estrategicamente escolhida para abrir o mutirão de limpeza devido à quantidade de focos do mosquito Aedes aegypti encontrados nas residências. "A região foi escolhida de maneira a eliminar os criadouros do mosquito. Segundo o LIRAa que realizamos neste mês 93% dos focos do mosquito estão nas residências. E foram em várias casas dos bairros da região norte onde encontrados os maiores índices positivos de infestação do mosquito", informou.

Durante o mutirão agentes comunitários de Saúde e agentes comunitários de combate a Endemias, foram de casa em casa com o intuito de acabar com os criadouros do Aedes aegypti e orientar os moradores. Na ocasião também ocorreu distribuição de panfletos educativos sobre formas de combater o mosquito e prevenir a dengue, chikungunya, febre amarela e vírus Zika.

Outras ações

Outros cinco Mutirões de Limpeza já estão programados. As regiões onde as ações ocorrerão serão definidas segundo o índice de infestação indicado no LIRAa.

Lixo

O coordenador de Endemias lembra que durante estas ações serão recolhidos os seguintes tipos de lixo: pneus, latas e potes, garrafas, plásticos e lonas, papel e papelão, tanques, tambores ou qualquer outro recipiente que acumulam água.

Moradores que tiverem em casa móveis velhos, galhos de árvores, folhas e restos de grama, tábuas e madeiras em geral deverão ligar para a Secretaria de Meio Ambiente e solicitar agendamento para que seja recolhido o lixo. O telefone é o (37) 3359-7922. Entulho de construção e montes de terra devem ser recolhidos por iniciativa do próprio morador, de forma particular.

Campanha contra o Aedes

O Governo de Arcos lançou a campanha "Arcos contra o Aedes". O foco neste ano é a população e por isso o slogan é "Arcos inteira conta com você". A campanha foi pensada após o primeiro LIRAa de 2018 indicar que 93% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão nas residências.

Tiago Carvalho afirmou que sem o apoio da população se torna impossível a luta contra o mosquito. "A população precisa se empenhar e apoiar as ações realizadas pelo setor de Endemias. Na luta contra o Aedes é necessário que todos se unam e colaborem. O simples fato de eliminar um criadouro reflete positivamente no combate ao mosquito. a população é uma peça fundamental para que esta guerra seja vencida".

FOTOS