FESTIVAL: Prefeitura constrói 14 fornos na Praça da Matriz

Trabalho está sendo feito pelo pedreiro Geraldo Teixeira da Fonseca, que há 16 anos produz fornos de varrer, fornos de tambor, fogões a lenha e fornalhas

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos (MG)

O pedreiro Geraldo Teixeira da Fonseca, de 61 anos, não amassa ou assa as quitandas que são servidas no Festival de Gastronomia de Arcos. Mas as mãos deles são indispensáveis na produção das delícias. É Geraldo o responsável pela construção dos fornos, fogões e fornalhas da festa.

O pedreiro é de Itapecerica (MG). Ele foi contratado pela Prefeitura de Arcos, por meio do patrocínio de empresas que acreditam no Festival como fomentador de entretenimento, turismo e renda para o município.

Foi Geraldo quem construiu os fornos do ano passado, e voltou a Arcos em 2023. Há cerca de 10 dias, ele tem trabalhado na Praça da Matriz, onde já construiu: quatro fornos de varrer, dois fornos de tambor, quatro fogões a lenha, duas fornalhas de assar porco e duas fornalhas para o engenho.

Pedreiro por profissão, ele começou a construir fornos de forma despretensiosa. A mãe dele sonhava em ter um. “Eu só fiz para agradar a minha mãe. Ele ficou bem torto, mais muito bom para assar”.

Desde então, começaram a aparecer pedidos e o trabalho do pedreiro não parou. “Eu já fiz cerca de 800 fornos. Brinco que minha mãe rogou uma praga de que nunca mais ia me faltar serviço e deu certo”.

Além de trabalhar na cidade, ele pretende voltar nos dias da festa, porque gostou muito da acolhida dos arcoenses. “Eu tenho gostado muito de trabalhar em Arcos. O lugar é bom. O povo trata a gente muito bem, e me valoriza muito”.

Ao participar do Festival de Gastronomia, o pedreiro vai saborear as delícias produzidas nos fornos, fogões e fornalhas que ele fez. “Eu me sinto gratificado por saber que das minhas mãos vão sair os fornos que vão ajudar a fazer o maior Festival da região. A gente pega um pão de queijo quentinho na hora e é muito gostoso. E, de certa forma, eu ajudei naquele pão de queijo”.

Para saborear os pratos do Festival, basta ir à Praça a partir de quinta (13) à noite. De sexta a domingo, as barracas estarão abertas a partir das 7h.