VISA faz balanço das principais ações desde o princípio da pandemia em Arcos

  • Segunda-Feira, 11 de maio de 2020
  • Saúde
  • Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos


 

Entre março e princípio de maio a Vigilância Sanitária (VISA) atendeu mais de 300 denúncias e realizou dezenas de visitas aos estabelecimentos comerciais do município. Todo esse procedimento foi para verificar o cumprimento do Decreto Municipal e do Plano de Contingência, como também passar as recomendações técnicas quanto ao uso de EPI’s e das orientações sobre o distanciamento social, como forma de prevenção do Covid-19. Todas as medidas vêm sempre contando com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Ismeraldino Beirigo, fala que um dos pontos mais críticos das ações têm sido em torno de agências bancárias e casas lotéricas, em razão das filas. “As equipes de fiscais vêm sempre intervindo e até mesmo notificando esses estabelecimentos, para que eles sejam responsáveis pelo controle, tanto do fluxo de pessoas, quanto do distanciamento entre elas, na formação das filas”, afirma o coordenador.

A criação das Barreiras Sanitárias, com atuação nos pontos estratégicos de entrada e saída da cidade, tem a finalidade de passar orientações aos condutores, relacionadas aos cuidados básicos de prevenção. Ação que também conta com o suporte e apoio da PM e Corpo de Bombeiros.

Sobre as denúncias, Ismeraldino afirma que várias foram as irregularidades sanadas, uma vez que vários estabelecimentos não cumpriam o Decreto Municipal. “Ao todo, ocorreram quatro autuações, seguidas de interdições e multas aplicadas pelo MPMG. Essas multas somaram um montante de R$21.000,00 (vinte e um mil reais), revertidas em favor da Entidade Assistencial Pousada dos Berto”, conta Ismeraldino.

Outras ações criadas pela VISA foram os plantões noturnos, o protocolo de visita aos hotéis/motéis, academias, clínicas de fisioterapia e de pilates, de caráter semanal.

A manutenção das fiscalizações continua, mesmo com a flexibilização do Decreto. “Permanecemos acatando as denúncias, aplicando quando necessário as autuações e multas. Há também as recomendações do último decreto, em que determina o uso de máscaras no acesso a todos os estabelecimentos, tanto públicos quanto privados, bem como a continuidade sistemática da assepsia pelo uso do álcool em gel, e desinfecção das mãos”, alerta o coordenador da VISA.

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade