Veterinários realizam reunião com representantes das ONGs protetoras de animais para explicar sobre a castração

Durante reunião foi informado sobre a abertura de inscrições para animais domésticos e da Zona Rural. Profissionais começaram a castração nesta tarde (16), no Centro de Convivência.

  • Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

O Governo de Arcos realizou nesta manhã (16) no Centro de Convivência, próximo do Poliesportivo uma reunião com as ONGs protetoras de animais de Arcos, onde os veterinários explicaram como será o método de castração e o pós-operatório.  Ainda foi informado sobre as inscrições para a castração dos animais de Ongs que estão sendo feitas através do telefone do setor de Meio Ambiente (37) 3351-2959 de 8h às 11h e de 13h às 16h.  Na ocasião, o setor de Meio Ambiente também informou durante a reunião que está aberta as inscrições para animais domésticos e da Zona Rural.

“Nós iniciamos a castração nesta terça-feira atendendo animais tutelados por ONGs e em situação de rua. Agora abrimos inscrições para animais domésticos e de Zona Rural, porém é importante lembrar que estes só serão atendidos após terminarmos o processo com os animais tutelados por Ongs e de rua. Em seguida atenderemos famílias de baixa renda e após isso, animais domésticos e da Zona Rural”, informou o secretário de Meio Ambiente, Robson Correia. 

O secretário ainda disse que todos os interessados devem levar seus cães e gatos até o castramóvel que está localizado no Centro de Convivência, próximo ao Poliesportivo.

“O nosso objetivo é atender todos os cães e gatos de Arcos, inclusive os da Zona Rural, mas o castramóvel ficará instalado apenas no Centro de Convivência, portanto, os interessados devem levar os animais até o local para realizar a castração”. Por fim ele completou sobre a importância desta ação. "A castração vai ajudar no controle populacional dos animais de rua e dará mais segurança e bem estar aos pets. Arcos tem muitos cães e gatos e com frequência ocorrem acidentes de trânsito ou desastres com estes animais e com a população, a castração poderá evitá-los", concluiu.

Segundo a representante da Associação Adote, Castre, Cuide, Romilda Ramos é um sonho que está sendo realizado, pois várias ninhadas abandonadas serão evitadas. Ela também informou que a castração evitará sofrimento e fome dos animais. Ronilda também aproveitou para mandar um recado aos moradores. "Um recado para a população, não vamos comprar, vamos adotar, vamos ajudar os animais de rua, alimentando e não maltratando. A castração é apenas o primeiro passo" afirmou à representante.

Contudo, a protetora de animal do Grupo de Apoio Voluntário de Animais Abandonados de Arcos (Gavaaa) Rossela Santos, também disse que a castração era uma solicitação antiga das ONGs de Arcos e com esta ação será possível iniciar um trabalho para o bem estar dos cães abandonados nas ruas.

"Era uma solicitação recorrente das ONGs, pois nosso objetivo é diminuir o sofrimento dos animais de rua. Apesar da castração não ser uma ação imediata, ao longo prazo ela traz muitos resultados. Com certeza a vinda do castramóvel é fundamental para a saúde dos nossos cães e gatos de Arcos", disse.

FOTOS

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade