Solenidade de Hasteamento de Bandeiras reúne as principais lideranças de Arcos

Aniversário de 83 anos da cidade resgata a tradição do evento cívico, quando se exalta o patriotismo ao reverenciar as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do Município

  • Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Ainda não teve desfile cívico ou a presença de uma multidão, mas depois de 1 ano e meio de pandemia, e com a melhora nos índices de infectados pelo novo Coronavírus, a cidade de Arcos pôde comemorar o aniversário de 83 anos.

Um dos principais eventos foi a solenidade de Hasteamento de Bandeiras, que já é uma tradição cultural do município. Ele ocorreu na manhã da última sexta-feira (16), em frente à Prefeitura. A população teve a oportunidade de acompanhar a transmissão ao vivo por meio das redes sociais.

Neste ano, a Prefeitura resgatou o papel da Igreja no contexto político do município. Antes da constituição dos poderes Executivo e Legislativo, era o vigário quem exercia o papel de administrador do município. Também, graças à religiosidade do povo, o aniversário da cidade - que deveria ser comemorado em 17 de dezembro (data da emancipação política e administrativa) - passou a ser celebrado em 16 de julho (data da padroeira Nossa Senhora do Carmo). Por este motivo, o padre Hildo Balduíno de Freitas, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, foi o convidado de honra para hastear a bandeira de Arcos.

A bandeira de Minas Gerais foi hasteada pelo presidente da Câmara, vereador Ronaldo Ribeiro; o prefeito Claudenir José de Melo-Baiano hasteou a bandeira do Brasil. Este rito aconteceu sob a impecável apresentação musical do Hino Nacional, feita pela Banda Municipal Som e Arte.

Outra atração à parte foi a presença de crianças da escola Passos Firmes. De forma encantadora, elas declamaram um poema em homenagem a Arcos a convite da secretária municipal de Educação, Lidiane Oliveira.

A secretária, durante discurso, destacou que o maior patrimônio que Arcos tem não é o calcário; e, sim, as pessoas. “Dentre tantas, sua gente é sua maior riqueza. Aqui, encontra-se um povo talhado para o trabalho. Com espírito bandeirante e vocação empreendedora. Onde o progresso é hoje, agora! E a mola propulsora é a fé”, destacou Oliveira.

Os valorosos atributos do povo de Arcos também foram mencionados pelo prefeito. “Arcos é uma cidade bela e naturalmente abençoada por Deus, e que tem uma gente maravilhosa. Eu gosto de dizer que nós, na administração pública, temos na cidade 42 mil patrões (refere-se ao número médio de habitantes), ou melhor, nós temos 42 mil parceiros dispostos a contribuírem com o progresso da cidade”.

Em nome dos vereadores, o presidente da Câmara também reconheceu o papel dos arcoenses na celebração dos 83 anos da cidade. “Aniversários são datas que refletem a permanência de algo duradouro, perene, horizonte a descortinar. Por isso, com orgulho e devoção, devemos comemorar também o aniversário de cada um de nossos munícipes, figuras que ajudaram a alavancar esta narrativa de sucesso e empreendedorismo”.

PRESENÇAS

 

Neste ano, o público foi na maioria constituído por diretores e vice-diretores das escolas de Arcos, já que a pandemia não permitiu que toda a população participasse. Dentre as autoridades que marcaram presença, destaca-se: a representante do Ministério Público de Minas Gerais, Dra. Juliana Amaral; o representante da Polícia Militar de Minas Gerais, tenente Rhuan Arantes da Cunha; o vice-prefeito de Arcos, Dr. Sérgio Vilela; todos os secretários Municipais e os nobres vereadores da Câmara Municipal.

83 ANOS DE CONQUISTAS

O prefeito de Arcos, professor Claudenir José de Melo, destacou que ao longo dos 83 anos, a cidade coleciona conquistas. As mais recentes são: a renovação da frota da Prefeitura, a ampliação do kit alimentação para todos os alunos da rede municipal, o anúncio da criação das creches dos bairros Olaria e Floresta, a revitalização do Parque Aquático Municipal, a municipalização da coleta de lixo (o que gera uma economiza de cerca de R$300 mil aos cofres públicos por mês) e a implantação do Complexo de Atendimento à Covid-19 (com leitos de UTI, enfermaria e ambulatório).

HOMENAGEM AOS MORTOS

 As 136 vítimas fatais da Covid-19 em Arcos foram lembradas durante o evento solene em comemoração ao aniversário de Arcos. A Banda Municipal Som e Arte apresentou a música O Toque do Silêncio em memória aos mortos.

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade