Secretaria de Integração Social entrega carteirinhas para pessoas com transtorno do espectro autista

• Foto: Técnica Gleice Ribeiro, Secretário Sérgio Veloso, colaboradora Paula Sandra e a vereadora Kátia Mateus

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Na quarta-feira (15), aconteceu de forma simbólica, na sede do Legislativo arcoense, o início da entrega das Carteirinhas de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Embasada pela Lei Municipal 2.969/20 que a instituiu, a carteirinha é um grande avanço de inclusão social em Arcos, destinada a identificar a pessoa diagnosticada com o espectro autista. Sem custos para o requerente, é emitida pela Secretaria Municipal de Integração Social.

Presentes neste importante ponto de partida de entrega estiveram o secretário de Desenvolvimento e Integração Social, Sérgio Veloso; a técnica da Secretaria, Gleice Ribeiro; a colaboradora Paula Sandra Goulart Valente e a vereadora Kátia Mateus de Moura Souza.

O secretário agradeceu o empenho das três colegas no processo de confecção das carteirinhas, e lembrou que a concretização deste projeto social é uma união de esforços, de uma equipe comprometida com a inclusão, com o princípio da dignidade e direitos humanos.

“É sabido que as pessoas com espectro autista necessitam de uma atenção especial no dia a dia, em geral. Elas tendem a ficar ansiosas, não conseguem esperar por muito tempo, e ficam inquietas quando aguardam em repartições, sejam públicas ou privadas. E talvez as pessoas em volta não entendem. Essa carteirinha vem para identificar isso, dar prioridade de atendimento e evitar transtornos e constrangimento tanto para os autistas, quanto para os seus familiares”, descreve Sérgio Veloso.

A vereadora Kátia, que ocupa a presidência da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Direitos Humanos da Casa Legislativa, acredita que é um avanço considerável na inclusão social dessas pessoas. “Já trabalhei na APAE (Associação de Pais e Amigos do Excepcional) por 10 anos, e por também ser educadora, tenho um olhar carinhoso com esse público. Lutarei sempre para que as políticas públicas em benefício deles sejam cumpridas e que eles ganhem a cada dia mais o respeito que merecem!”.

A CARTEIRINHA

Com validade de 5 anos, as carteirinhas devem ter os dados cadastrais do identificado atualizados, e deverá ser revalidada com o mesmo número de identificação.

ONDE É VÁLIDA?

As pessoas com o Transtorno do Espectro Autista ficam amparadas com atendimento prioritário em todas as repartições públicas e nos estabelecimentos privados do município de Arcos (supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes, lojas em geral e similares) e, também, gozam do direito ao uso de vagas especiais nesses estabelecimentos, além dos assentos preferenciais do transporte público coletivo. O atendimento deverá ser realizado mediante à apresentação da carteirinha.