Roda de conversa debate ‘Os desafios do convívio cotidiano com pessoas com deficiência’

Produtivo encontro reuniu servidores públicos do município, pais e profissionais da APAE

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Fotos: Creas/Arcos

No último sábado, dia 21 de setembro de 2019, foi comemorado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. E aproveitando a ocasião desta significativa data, o Governo de Arcos, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS, equipamento vinculado à Secretaria de Integração e Desenvolvimento Social, realizou na manhã do dia 26 de setembro, nas dependências da APAE, um bate-papo com os alunos, pais e profissionais da APAE do município.

Marcaram presença - o secretário da pasta, Otávio Miranda, o qual destacou a importância do respeito às pessoas com deficiência, o coordenador do CREAS, Bruno Campos, que introduziu o assunto, a diretora da APAE Adriana Couto e os técnicos Hélder Clério e Jaqueline Aguirre, que conduziram a roda de conversa. “Os desafios do convívio cotidiano com pessoas com deficiência”.

Foram abordadas questões relativas às dificuldades inerentes à convivência. Temas como comportamento, limites, agressividade, sexualidade e autonomia foram discutidos pelos presentes, com expressiva participação dos pais, que trouxeram diversas contribuições e valorosos relatos de experiências com seus filhos.

Ressalta-se que a luta é diária quando se trata de direitos, mas uma data é como um marco, um momento de reflexão e busca por soluções para os problemas que ainda existem e os debates proporcionam ricas trocas de conhecimentos e realidades.

Mais sobre a data

Essa data foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

Sendo 45 milhões, de acordo com o último Censo ou 12 milhões, com o novo recorte do IBGE, é um grande desafio dar mais visibilidade às pessoas com deficiência, torná-las protagonistas na sociedade e garantir que tenham os seus direitos respeitados.