Repasse da Prefeitura de R$ 1 milhão e 200 mil garantem o funcionamento da Santa Casa

“Se a Prefeitura não repassasse esses valores, automaticamente a Santa Casa de Arcos já teria paralisado as suas atividades”, diz o gerente Administrativo da instituição, Roberto Miranda

• Quinta-Feira, 28 de março de 2019

A subvenção da Prefeitura de R$ 1.200.000,00 (Um milhão e duzentos mil reais) que é repassada ao longo do ano ao Hospital Santa Casa de Arcos vem garantindo o custeio de 20% do orçamento da instituição e auxilia a folha de pagamento de médicos de sobreaviso e de compras de insumos hospitalares para o atendimento de pacientes atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A direção afirma que, deste montante, R$ 600.000,00 (Seiscentos Mil Reais) são direcionados para a folha de pagamento do corpo médico de sobreaviso, que atendem aos pacientes do SUS, internados na enfermaria do hospital e este serviço é disponível 24 horas, principalmente para o atendimento de imediato. A outra metade do repasse vai para o complemento de aquisição de insumos hospitalares, pois, segundo o que eles justificaram, o Sistema Único de Saúde custeia apenas 40% do atendimento de cada paciente.

De acordo com o gerente Administrativo da Santa Casa, Roberto Miranda, as instituições filantrópicas de saúde têm enfrentado sérios problemas relacionados ao baixo repasse do SUS para os hospitais. Segundo ele, sem este auxílio da Prefeitura, o hospital enfrentaria sérios problemas financeiros. “A Subvenção vinda da Prefeitura de Arcos é uma forma de suprir parte da diferença paga a menor pelo SUS. Utilizamos parte deste repasse para custear os atendimentos para os pacientes que não tem condições de pagar um convênio ou particular. Se a Prefeitura não repassasse esses valores, automaticamente a Santa Casa de Arcos já teria paralisado as suas atividades, uma vez que, a mesma não tem ganhos extras,” ressaltou.

Para o prefeito, Denilson Teixeira, o Governo de Arcos tem priorizado a política de assistência a saúde no município. “Mesmo com o atendimento do Hospital Municipal São José, que atua como Pronto Socorro, e com o pleno funcionamento das nossas treze Unidades Básicas de Saúde e as nossas campanhas, não podemos deixar de contribuir com as demandas orçamentárias de custeio dos serviços de saúde pública da Santa Casa, principalmente pela instituição atender os plantões de sobreaviso e realizar as internações por meio do SUS. Saúde é prioridade,” destacou.

FOTOS