Proprietários de lotes vagos são notificados para que realizem limpeza dos imóveis

A notificação é coletiva e prevê prazo de 20 dias para que a limpeza seja realizada, a partir da data de sua publicação. Quem descumprir o prazo será multado.

  • Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

O Governo de Arcos publicou nesta terça-feira (13) no Diário Oficial do Município e também no site oficial da Prefeitura a Notificação Coletiva endereçada a proprietários de lotes e terrenos, ferro-velho, serviços de reforma de pneus e atividades semelhadas no município. O documento solicita a capina, limpeza e abrigo de materiais no prazo máximo de 20 dias, sob pena de multa e outras medidas previstas no Art. 106 do Código de Posturas Municipal, Lei n°. 2.253/09.

Diante do resultado apresentado no Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de janeiro deste ano e a resistência dos proprietários de terrenos e lotes vagos em realizar a limpeza dos locais o Governo adotou a medida que propicia ações por parte do município, como multar os responsáveis diante da negligência e até mesmo a limpeza por parte do município incluindo o valor na guia de IPTU.

A medida está baseada no Art. 106 do Código de Posturas Municipal, Lei 2.253/09, que tem a seguinte redação:

“Art. 106 - Se no prazo notificado o proprietário não providenciar a execução ou conclusão dos serviços, será expedida guia de multa equivalente e a Administração Municipal poderá efetuar o serviço, diretamente ou por terceiros, cobrando do infrator o preço respectivo, que será lançado na guia do IPTU subsequente.

Parágrafo Único - Decorrido o prazo, o débito será inscrito na Dívida Ativa, na forma da legislação em vigor”.

Segundo o Fiscal de Posturas, William Alves, a ação reforça as medidas adotadas pelo município para se combater as doenças causadas pelo Aedes aegypti e para manter a cidade limpa. “A Notificação Coletiva é necessária devido ao alto número de imóveis que se enquadram em situação de descuido. Mesmo diante das várias campanhas adotadas pelo município para se manter a cidade limpa e longe da ameaça causada pelo Aedes aegypti, os proprietários de terrenos e lotes vagos não aderem e sempre geram problemas. Com esta medida o setor de Posturas ganha maior autonomia para executar suas funções e colaborar com a cidade”.

Segundo dados do setor de Tributação, existem aproximadamente 10.555 lotes e terrenos vagos em Arcos. Nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2018 o setor de Posturas emitiu 132 notificações a proprietários de terrenos e lotes na cidade. Segundo o fiscal de Posturas, William Alves, todas elas foram atendidas e os proprietários evitaram assim a multa, que tem valor estimado em R$213,60 e em casos de reincidência passa para R$427,20. Com a Notificação Coletiva a multa prevista é de mesmo valor, porém a possibilidade de maior número de pessoas não cumprirem a determinação aumentará a arrecadação.

Outras ações contra o Aedes aegypti 

Além da Notificação Coletiva o Governo de Arcos tem criado campanhas de combate ao mosquito Aedes aegypti desde que assumiu a Administração. Diante do resultado do LIRAa 2018 a Secretaria de Saúde, junto ao setor de Endemias, promoveu em Janeiro, Fevereiro e início de Março um Mutirão de Limpeza em todos os bairros da cidade auxiliando os moradores no descarte de materiais possíveis de criadouros para o mosquito.

Em 2017, diante da ameaça da Febre Amarela, foram realizadas ações de vacinações junto aos moradores da zona urbana e rural do município sendo 100% da população imunizada. Campanha que faz, até o momento, com que em 2018 a cidade esteja fora da zona de risco para a doença que se espalhou por outras regiões de Minas e do Brasil.

Além disso, campanhas educativas junto aos Postos de Saúde da Família de combate ao Aedes aegypti também foram amplamente difundidas.

Últimas Notícias

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade