Projeto ‘Arcos Sorridente’ contempla alunos da APAE

Realização de atividades e orientações instrui os alunos sobre técnicas de escovação e manutenção da saúde bucal

• Quarta-Feira, 22 de maio de 2019
  • Saúde

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) recebeu no dia 16 de maio, a visita das profissionais que fazem parte da Equipe de Saúde Bucal da UBS Santo Antônio: Carolina Braga de Lacerda e Fabrícia Ribeiro, para realização de atividades e orientações, que buscam instruir os alunos sobre técnicas de escovação e manutenção da saúde bucal.

A ação teve também como objetivo incentivar os cuidados necessários, além de proporcionar prevenção e promoção da saúde. Mesmo diante desses cuidados, fica sempre a orientação de que além da manutenção de boas rotinas caseiras de cuidados, a melhor coisa a fazer é marcar exames gerais regulares e limpezas profissionais.

Na APAE, os procedimentos e orientações foram feitos com alunos pela parte da manhã, e os profissionais voltarão em breve para atender aos alunos do período vespertino.

"A prevenção é a melhor forma de promover saúde, e momentos como estes são essenciais para o desenvolvimento de hábitos saudáveis. Assim, buscamos junto à APAE exercitar essas ações adequadas, para que a construção do conhecimento se direcione de forma espontânea, e todos se conscientizem", disse Renata Araújo, enfermeira coordenadora da UBS Santo Antônio.

O Projeto Arcos Sorridente

Criado em agosto de 2017 pela atua Administração Municipal, o programa já implantou várias ações no município, dentre elas a distribuição de próteses; palestras direcionadas a alunos, grupos como gestantes, hipertensos, diabéticos, entre outros; ação de escovação supervisionada, aplicação de flúor e entrega de escovas dentais nas escolas e PSF’s; mudança no ambiente dos consultórios para atrair as crianças, e ainda a criação e entrega de uma medalha ao final do tratamento. Além disso, o programa prevê a abertura de consultórios dentários em PSF’s que ainda não têm o benefício.

Ações já fazem a diferença

Várias ações já foram realizadas e cerca de 150 próteses distribuídas. À época do lançamento, a dentista Dra. Maria Eduarda Ribeiro Soares, do PSF do bairro Esplanada, disse que o programa faz a diferença. Cerca de 120 crianças começaram e terminaram o tratamento, e todas receberam as medalhas. Além disso, diversas outras ações foram realizadas como por exemplo, a instalação e inauguração do consultório no Bairro Planalto, que antes era uma necessidade da população.

FOTOS