Prefeitura vai identificar cães castrados na cidade com microchip

Projeto inovador implantado no município é mais um avanço dos Governos Municipal e Estadual, em favor da causa animal

Aliada da causa animal, a Prefeitura de Arcos tem um feito inédito para a cidade. A partir desta quarta-feira (13), cães castrados pelo serviço público vão receber um microchip. Por meio dele, será possível identificar o tutor e o endereço dele. A ação visa coibir abandonos e facilitar o processo de procura em situações de desaparecimento de animais.

Os microchips foram disponibilizados para o Município por meio do Programa Estadual ‘Conheça seu Amigo’, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Ele consiste em um pequeno dispositivo eletrônico, aplicado na nuca do animal, sob a pele, sem ocasionar nenhuma dor ou incômodo. Ele será implantado no ato da castração, por profissional habilitado.

A secretária de Meio Ambiente e Agronomia de Arcos, Joelma Fernandes, informa que as castrações de cães e gatos voltam a acontecer, dando assim prosseguimento ao programa de controle populacional de animais, desenvolvido pela Prefeitura.

Quem ainda não realizou o cadastro do seu animal pode comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, com os seguintes documentos: comprovante de endereço, identidade ou CPF, foto impressa ou revelada do animal. O horário de atendimento é de 12 às 18h.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria, por meio do telefone: 3352-7901.

Benefícios das castrações:

• Em fêmeas, a castração diminui o risco de câncer de mama em até 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio. Não desenvolvem infecções uterinas graves - como a piometra, que é comum nos pós-cio, e que pode levar o animal à morte.
  • As fêmeas não entram mais no cio, evitando problemas como sangramento, fugas, atração de machos e gestação indesejada.
  • Em machos, reduz em grande escala os problemas de próstata e se evita o câncer de testículo. Os animais também sentem menos necessidade de marcar território com urina.
  • Diminuição do risco de fugas, atropelamentos, brigas com outros machos e o comportamento de montar pessoas, objetos e outros animais.
  • A castração de machos e fêmeas ajuda a controlar o excesso populacional, o abandono e a transmissão de zoonoses. É uma medida importante para a saúde pública e ambiental

A castração é um ato de amor e ajuda a controlar a superpopulação de animais, o abandono e o sofrimento!