Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos (MG)
Você sabia que uma cadela pode ter cerca de 16 filhotes por ano? E uma gata pode conceber anualmente 12 gatinhos? A facilidade de reprodução destes animais acaba gerando problemas de saúde pública, por meio de doenças que afetam as pessoas, a exemplo da leishmaniose e da raiva. Por isso, com o objetivo de controlar a população de cães e gatos da cidade, a Prefeitura tem investido em projetos de castração.
Além das castrações gratuitas disponibilizadas semanalmente, o Governo Municipal trouxe nesta semana o projeto ‘Castramóvel’, beneficiando a comunidade do Olaria e região.
O secretário de Meio Ambiente, Alexandre Ferreira, explica que o programa descentraliza as castrações e facilita o acesso da população ao serviço.
Nesta edição, a unidade do ‘Castramóvel’ ficou no Centro Comunitário do bairro. Três veterinários da empresa que venceu a licitação faziam os procedimentos, acompanhados pela veterinária da Prefeitura, Tânia de Castro. Segundo ela, 70 animais foram castrados. “Todos eles são castrados, microchipados (implanta-se um microchip), identificados e lançados no sistema do ‘Conheça seu amigo’, que é do estado de Minas Gerais, com o objetivo de inibir abandonos”.
Um dos veterinários envolvidos no programa é José Aparecido da Silva (Zé Neca). Ele evidencia a relevância das castrações. “É um projeto de controle populacional de animais e de controle de doenças, que, inclusive, a gente chama de zoonoses, e que podem afetar as pessoas”.
O senhor Benjamim Flávio de Souza é morador do bairro Hilda Borges de Andrade e foi um dos beneficiados pelo projeto. A gata dele se submeteu à castração e ele ficou satisfeito com a vinda do Castramóvel. “Eu trouxe a minha gata e estou muito feliz porque castraram ela. Agora, vou pegar e levar ela para casa”.
Para participar do programa, os tutores precisavam fazer um cadastro, que foi disponibilizado na UBS do bairro Olaria, no início do mês.
MAIS CASTRAÇÕES
A Secretaria de Meio Ambiente informa que as castrações vão continuar. Os tutores precisam fazer inscrição de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica no andar térreo da Prefeitura. É preciso ir munido de uma foto impressa do animal, comprovante de residência e um documento pessoal do tutor.
Depois das inscrições, a castração é agendada. Ela acontece nas quartas-feiras, na Clínica Veterinária São Francisco de Assis.
Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025
Domingo, 12 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade