Prefeitura destina verba de R$353 mil e Apae retoma atividades com tempo integral

Cerca de 40 usuários voltaram a frequentar a instituição nesta segunda-feira (20), em atividades terapêuticas e ocupacionais

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos (MG)

O prefeito Claudenir José de Melo (Baiano) sugeriu que as atividades da Associação de Pais e Amigos fossem em tempo integral e, por meio de convênio com a Prefeitura de Arcos, a instituição entendeu que seria uma boa opção para os usuários. As atividades começaram nesta segunda-feira (20), de 8 às 15h.

Decisão muito comemorada por quem frequenta a Apae. “Eu sentia tanta falta da Apae que minha pressão estava até subindo. Hoje, eu não estou nem me aguentando de tanta felicidade. Além da Apae ter voltado, a gente pode ficar aqui mais tempo”, celebra o usuário André Luís Teixeira Borges, de 37 anos, que frequenta a instituição desde que tinha 3 anos de idade.

Antes, os serviços ocupacionais e terapêuticos - intitulados de ‘centro-dia’ - eram ofertados em meio período para usuários que não estão mais em fase escolar e que precisam de um lugar onde podem aprender atividades diversificadas, além de poderem conviver com outras pessoas.

Ao conversar com mães de pessoas com deficiência, o prefeito entendeu a importância do ‘centro-dia’ para evitar a ociosidade e promover qualidade de vida. Foi por isso que ele sugeriu que os atendimentos fossem o dia todo. “Hoje, a Apae não tem mais a necessidade educacional, porque os meninos e meninas já cumpriram esta parte. Agora, é preciso ser ofertado o trabalho de assistência social, as atividades e os cuidados com a saúde”, comenta o prefeito.

RETORNO EM TEMPO INTEGRAL

A diretora da Apae, Marlene Costa, se emocionou quando viu o retorno dos usuários, na manhã desta segunda-feira. Ela se lembrou de forma especial de uma das beneficiárias, que tem autismo, e que todos os dias tomava banho e colocava o uniforme da Apae como se tivesse indo à instituição, no período que ela ficou sem prestar o serviço. “Aqui é uma casa para eles, que estavam sedentos de frequentar a Apae. Eu não encontro palavras para descrever a emoção que estou sentindo”, admite Marlene Costa, diretora da Apae.

Já no primeiro dia, cerca de 40 usuários voltaram a frequentar atividades. Teve brincadeiras, oficinas de dança e ‘ping e pong’, café da manhã, almoço e um lanche especial ofertado pelo CRAS, por meio da Secretaria Municipal de Integração Social. O responsável pela pasta, secretário Sérgio Veloso, estava muito feliz em ver a satisfação dos meninos e meninas da Apae. “A gente preza por esta entidade. Por isso, o carinho e o apoio incondicional do Governo por esta instituição”.

A Câmara Municipal de Arcos teve um papel muito importante na retomada das atividades, ao aprovar o projeto que permite o repasse de recursos do Executivo à Apae.