Prefeitura de Arcos volta a distribuir ‘cesta verde’ às famílias carentes

O programa foi suspenso no ano passado e restabelecido pelo Governo Municipal 2021-2024. Em tempos tão difíceis, iniciativa garante alimentação nas casas dos arcoenses e ajuda os pequenos produtores rurais

O Governo Municipal traz uma importante notícia para a população carente de Arcos. Trata-se do restabelecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que se refere à entrega de ‘cestas verdes’ aos usuários da Assistência Social da cidade de Arcos. O arroz e feijão de cada dia será incrementado com legumes, verduras e frutas, adquiridos de pequenos produtores rurais do município.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento e Integração Social, Sérgio Veloso, o programa foi suspenso no ano passado. O atual Governo, ciente da importância desta iniciativa para as famílias carentes, trabalhou incansavelmente para que o projeto fosse renovado junto ao Governo Federal. Destaca-se o envolvimento e comprometimento da equipe técnica da Secretaria de Integração Social. “Quero agradecer muito o empenho da equipe técnica da Secretaria, especialmente à coordenadora Lírian Paim, que além de conseguir o reestabelecimento do Programa no Município, conseguiu a suplementação do valor”, destaca Veloso.

No ano passado, o programa era de R$120 mil; já agora será de R$150 mil via Governo Federal, e mais R$80 mil do Governo Estadual. “Vale ressaltar que tudo isso não seria possível sem a credibilidade do atual Governo nas esferas Estadual e Federal”, complementa o secretário de Integração Social.

Os produtos distribuídos são adquiridos da agricultura familiar, fomentando tal atividade prejudicada pela pandemia, e ainda, trazendo frutas, verduras e legumes de qualidade para as mesas de famílias carentes de Arcos. De acordo com a coordenadora do programa, Lírian Paim, serão beneficiados cerca de aproximadamente 30 produtores rurais, podendo esse número aumentar durante o período de vigência da proposta, que é de 1 ano.

A coordenadora faz questão de ressaltar a exigência do Município para que os produtos ofertados sejam da mesma qualidade dos que são adquiridos pela população em quaisquer estabelecimentos comerciais da cidade.

Recebem a ‘cesta verde’ famílias cadastradas na Integração Social.