Prefeitura de Arcos tem políticas públicas de apoio a crianças autistas

  • Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Assessoria de Mídias da Prefeitura de Arcos (MG)


A sede da Prefeitura de Arcos está hoje (2) toda enfeitada com tons de azul em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A ação de apoio à causa é o reflexo de um trabalho muito sério desenvolvido pelo Governo Municipal em favor das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino possui 116 alunos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e 15 alunos com diagnóstico de TEA associado a outro transtorno ou síndrome.

Na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) existe uma coordenação especial que trata das questões relacionadas aos estudantes com TEA e outras neurodiversidades. A responsável é a educadora Paula Helena Goulart Rodrigues. O trabalho desenvolvido pela SEMED, executado principalmente pelo Atendimento Educacional Especializado, é um esforço contínuo para a garantia de que todas as políticas públicas da Educação relacionadas à causa sejam rigorosamente cumpridas pelo Governo Municipal.


Dentro das instituições de ensino, professores, gestores e supervisores se esmeram pelo atendimento dessas crianças e de outros alunos que têm direito à Educação Especial (deficiência intelectual, Síndrome de Down, deficiência múltipla, entre outras), os quais têm à sua disposição na Rede Municipal:


  • Atendimento Educacional Especializado (AEE) - funciona dentro da SEMED um centro de atendimento para a criança da Educação Especial, com duas psicólogas educacionais e quatro professoras especializadas na educação especial na sala de recursos. São feitos cerca de 150 atendimentos individualizados por semana;Professor especializado - A Prefeitura de Arcos oferece professor de apoio, em conformidade com a Resolução da Secretaria Estadual de Educação Nº 4.246/2020 e a Lei Nº 14.254/2021;
  • Hoje, a Rede Municipal de ensino conta com mais de 80 professores de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas, 1 professor de Libras, 1 professor Intérprete de Libras e aproximadamente 30 estagiárias que auxiliam na Educação Especial;
  • A Prefeitura vai repassar até o final do ano R$311.800,00 para o Centro de Equoterapia ‘Miguel Guerreiro’ e R$685.700,00 para a Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAE) que também prestam assistência a pessoas com TEA;
  • De forma inédita na cidade, há um especialista em neuropediatria contratado pela Prefeitura e que presta atendimentos na Fumusa. De dezembro de 2023 até a presente data, foram 220 atendimentos.

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade