Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos
Foto: AssCom Prefeitura; com algumas informações do MS
A Prefeitura de Arcos, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu 500 unidades de kits para testagem rápida do COVID-19. Conforme protocolo de compras, as unidades serão disponibilizadas pela empresa fornecedora do produto de forma gradativa, sendo 100 unidades nesta semana, e nas próximas, conforme disposição em estoque.
Nessa primeira fase, a Secretaria Municipal de Saúde instituiu um protocolo de critérios correlacionados com as orientações técnicas/científicas referenciadas pelo Ministério da Saúde.
Trabalho sério
Mais uma vez a Prefeitura de Arcos vem atuando de maneira eficaz contra o coronavírus. A Direção do Hospital Municipal São José, em parceria com a Coordenadoria em Vigilância em Saúde, iniciou a realização dos testes na última segunda-feira (20), aos pacientes que se enquadram no protocolo. Também serão realizados nos profissionais de saúde, que estão na linha de frente e que apresentem sintomas respiratórios após o décimo dia do primeiro sintoma.
“O teste consiste na detecção qualitativa e diferencial de anticorpos IgM e IgG do novo coronavírus, em uma pequena quantidade de soro, plasma ou sangue total. O kit fornece um resultado rápido e simples, com grande sensibilidade e especificidade”, conta a biomédica do Hospital Municipal São José, Liliane Gibram (foto acima).
Para Aline Arantes, diretora do HMSJ, “A Prefeitura de Arcos está tendo muita responsabilidade no trato dessa pandemia. Nossa linha de frente tem trabalhado diuturnamente para proteger a população”, disse.
João Júlio Cardoso também exalta o belo trabalho feito até aqui. “Nosso trabalho tem sido eficaz, seja dos profissionais do HMSJ, da Fumusa, Vigilância Sanitária, Integração Social, Comunicação, enfim. Estão todos, embora sobrecarregados, trabalhando para que a ‘vida’ continue sendo o bem mais precioso.”.
Mais atenção ainda
No último dia 17 de abril, o decreto 5566 flexibilizou a abertura de parte do comércio na cidade. A Secretaria de Saúde entende a necessidade do aquecimento da economia, mas ficará ainda mais atenta a tudo que se passa em relação ao COVID-19. “Pedimos à população que nos ajude, que siga as orientações sanitárias, que cumpra as determinações de todos os decretos emitidos e, se puder, fique em casa!”.
Como funciona o teste rápido para detectar coronavírus?
Os testes rápidos utilizam uma amostra de sangue da pessoa para detectar a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM e o IgG. O primeiro é considerado um marcador para a fase aguda da doença e começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus. Já o segundo é um anticorpo mais específico que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda, indicando que a pessoa está - teoricamente - protegida de futuras infecções provocadas por aquele patógeno.
Quando fazer o teste rápido
Deve ser feito apenas entre sete e dez dias após o início dos sintomas
Em quanto tempo o teste rápido fica pronto?
Os testes adquiridos conseguem oferecer um diagnóstico a partir de uma gota de sangue em até 30 minutos.
Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025
Domingo, 12 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade