Prefeito propõe que Apae de Arcos seja em tempo integral

Dada a importância das atividades ocupacionais e terapêuticas para usuários que não estão mais na fase escolar, o Governo sugere que eles passem boa parte do dia na instituição e se dispõe a ajudar na manutenção dos trabalhos

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos (MG)

O prefeito Claudenir José de Melo (Baiano) e o secretário de Planejamento Klédson Souza receberam quatro representantes de familiares de usuários da Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae) de Arcos, na tarde desta terça-feira (7).

Prefeito e secretário puderam compreender as necessidades dos usuários e, juntos, discutiram estratégias que visam dar assistência integral a eles.

Maria Francisca Damaceno Marques é mãe de Lucas. Ele frequenta a Apae desde os 4 meses de idade. Hoje, aos 27 anos, o filho e mais 52 pessoas com deficiência buscam na Apae uma atividade terapêutica de preenchimento de tempo, além de oportunidades de socialização e convivência, já que não estão mais em fase de frequentar a escola. “Meu filho ama aquele lugar. Sem a Apae, ele não tem o que fazer”.

As atividades para os usuários que não precisam de atendimentos na área de saúde estão temporariamente suspensas, e o Governo - depois de ouvir as mães - faz sugestões para melhorar o serviço e retomá-lo o quanto antes.

Os 53 usuários eram divididos em dois grupos. Metade frequentava as atividades ocupacionais da Apae pela manhã; e a outra metade pela tarde. O prefeito Baiano perguntou se não seria interessante que eles ficassem o dia todo e as mães presentes à reunião adoraram a sugestão. “Nossos filhos vão amar. O que eles mais querem é ficar lá. Juntos, nós vamos resolver a situação da melhor forma possível”, avalia Aurora Maria da Costa, mãe do usuário Marcelo Vinícius Costa (34).

O prefeito se disponibilizou a ajudar financeiramente com a retomada das atividades dentro do orçamento do Município. “A gente entende a importância da Apae nas vidas usuários. Eu tenho um carinho especial por esta instituição e sempre fiz questão de participar das atividades”, menciona o prefeito Baiano.

Cláudia Fernandes, irmã da usuária Tereza Cristina (44), confirma. “O Baiano é o prefeito mais presente que já tivemos na Apae e, de certa forma, a gente fica tranquila e sabe que o melhor será feito pela Prefeitura em benefício de nossos usuários”.

Todas as sugestões do Governo serão apresentadas à diretoria da Apae, representada pela diretora, Marlene Souza.