Prefeito declara Arcos em ‘situação de emergência’ para dengue e outras arboviroses

• Sexta-Feira, 09 de fevereiro de 2024
  • Saúde

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos (MG)

Comprometido com a saúde pública no município, o Governo Municipal iniciou uma operação de combate ao mosquito Aedes aegypti antes mesmo de o governador Romeu Zema decretar ‘situação de emergência’ para a dengue em Minas Gerais. A operação inclui a intensificação da limpeza urbana, inclusive com mutirões, e campanhas educativas nas mídias. Mas o grave cenário epidemiológico que o Brasil enfrenta exigiu que a Prefeitura tomasse mais medidas em decorrência da doença,

Ontem (8), o prefeito municipal Claudenir José de Melo (Baiano) assinou o decreto municipal 6.754, que declara Arcos em situação de emergência em saúde pública em razão do cenário epidemiológico de doenças infecciosas virais (arboviroses).

A medida é pautada no histórico do município que já sofreu no passado com altos números de dengue, nos aumentos dos casos no Estado e na incidência atual do município, que já tem 90 casos confirmados.

Entre as medidas do Decreto está a suspensão de concessão de férias e folgas para os servidores no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde até o fim da 'situação de emergência’.

A Prefeitura também passa a ter autonomia para tomar medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento da incidência de casos de arboviroses, a exemplo de aquisição pública de insumos e materiais, doação e cessão de equipamentos e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial.

Para ler o Decreto na íntegra, CLIQUE AQUI.