Parceria do Executivo, Legislativo e Judiciário vai dar oportunidade de trabalho a presos

Inicialmente, 10 presos vão trabalhar para o Município. Ganham os envolvidos no projeto pela oportunidade de ressocialização, e, ganha a sociedade, porque a mão de obra deles vai ajudar a construir o progresso da cidade

  • Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Do ócio da vida atrás das grades para uma nova vida muito produtiva e a serviço da comunidade. Este será o salto qualitativo que 10 presos, que passam a ser denominados de educandos, vão dar em breve. Eles serão os primeiros contemplados pelo ‘Projeto Reintegração’, uma iniciativa da Prefeitura, gestão 2021-2024, em parceria com o Presídio 1 de Arcos.

Na tarde desta quinta-feira (16), aconteceu a cerimônia de assinatura do convênio, que oficializa o início do programa. Assinaram o termo: o prefeito Claudenir José de Melo-Baiano; o diretor-regional de Polícia Penal da 7ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), Sérgio Evaristo de Souza; o diretor do presídio de Arcos, Bruno de Oliveira; e a analista jurídica do presídio, Giselda Maria da Silva.

Por meio do ‘Projeto Reintegração’, 10 dos 180 presos que cumprem pena em Arcos vão sair do presídio pela manhã e terão a oportunidade de trabalhar para a Prefeitura. Todos os contemplados são do regime semiaberto (que já têm o direito da saída para o trabalho). Ao final do expediente, eles retornam para a cela, onde seguem cumprindo pena.

Os presos serão lotados de acordo com as potencialidades deles. Neste primeiro momento, eles vão trabalhar junto à Secretaria de Obras, na construção e manutenção de espaços públicos.

A Prefeitura vai oferecer transporte, disponibilizar alimentação e pagar a cada um deles ¾ do salário mínimo vigente.

Projeto é inspirado em programa de sucesso do juiz Dr. Tiago Ferreira Barbosa, em Diamantina

O ‘Projeto Reintegração’ de Arcos foi inspirado em uma iniciativa do juiz da segunda Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da cidade, Dr. Tiago Ferreira Barbosa. Quando trabalhava em Diamantina, ao perceber a ociosidade em que os presos viviam, ele deu início a um projeto de inserção ao mercado de trabalho. “O tempo no sistema penitenciário é morto, e o preso fica parado. A oportunidade de trabalhar é uma forma que ele tem de passar este tempo, mas de uma forma produtiva”, disse o juiz, que se fez presente à cerimônia da assinatura de convênio.

Na oportunidade, ele elogiou a iniciativa do Governo Municipal pela implantação do projeto na cidade e disse que o Judiciário dará total apoio.

O promotor de Justiça de Arcos, Dr. Rafael Benedetti Parisotto, da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Arcos, enfatizou a importância do trabalho na ressocialização dos presos. “A gente observa que 90% dos presos entraram na criminalidade por falta de trabalho, e acabaram se envolvendo com drogas e furtos, portanto, este projeto que vai dar uma oportunidade a eles só pode ter o nosso apoio e reconhecimento”.

ESPERANÇA

Quatro presos participaram do evento. A eles, o prefeito Claudenir José de Melo-Baiano disse que esta oportunidade que a Prefeitura dará visa contribuir para que eles não voltem mais a praticar crimes. “Este projeto é uma sementinha de esperança para cada um de vocês. A liberdade é algo que não tem preço. Se você tem liberdade, você vai aos lugares que quiser; se não tem, você só vai até os lugares que as grades da prisão permitem. O trabalho será uma das formas de vocês terem uma fonte de renda, conquistarem a liberdade e voltarem para casa mais cedo”.

PARTICIPAÇÕES

A solenidade ainda contou com as participações do vereador José Calixto da Fonseca; das representantes da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Dra. Flávia Ramos e Dra. Gabriela Teixeira; do investigador de Polícia Civil, Bruno Ribeiro de Morais; e dos secretários municipais: Lidiane Oliveira (Educação), Sérgio Veloso (Integração Social), Daniel Mendonça (Obras) e Warley Fonseca (Planejamento).   

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade