Operadores da nova E.T.E passam por treinamento de operação

Ontem, 30, funcionários da Prefeitura fizeram um treinamento sobre a operação da nova Estação de Tratamento de Esgotos - ETE, ministrado pelo Engenheiro Fábio Prates, da empresa Beck de Souza, contratada da CODEVASF. Houve ainda, a participação dos Engenheiros Tiago Cunha da CODEVASF e Pedro Souza da empresa BECK SOUZA, que acompanharam a construção da nova ETE.

No treinamento, os funcionários da Administração Municipal, puderam aprender o modo correto de operação da nova ETE, visando um processo dentro das especificações técnicas adequadas. No mesmo dia foi aplicada as partes teórica e prática do treinamento, com visita à Estação.

Transição das estações

A nova ETE - Estação de Tratamento de Esgoto está ainda em fase de testes perante a SUPRAM, que atualmente está analisando o processo para obtenção da Licença Ambiental de Operação. A definição da data para inauguração da ETE foi uma determinação da CODEVASF. Com isso a solicitação da licença de operação somente poderia ser realizada após a finalização das obras.

Pendências pós inauguração

De acordo com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Robson José Correia, após a entrega das obras, foi feito o pedido de licença de operação. “Fomos informados pela Supram que o processo ainda não poderia ser iniciado, em função do processo de outorga do poço artesiano estar em análise. A responsabilidade pelo processo de outorga era da CODEVASF/empreiteira que contratou uma empresa especializada. Com isso entramos em contato com o órgão ambiental e conseguimos resolver as pendências e obter, no final de Setembro esta outorga, sendo possível iniciar o processo para obtenção da Licença de Operação”. Explica.

Licença de Operação

De acordo com o Secretário, o processo de obtenção da Licença Ambiental de Operação junto a SUPRAM já foi iniciado. “Ele já foi formalizado e estamos providenciando as exigências do órgão ambiental para este licenciamento”. Conclui.

ETE antiga

A antiga ETE ainda está em operação, continua funcionando normalmente. A definição do que será feito no local somente após a sua desativação definitiva.

Atualmente, trabalham na ETE cinco funcionários, sendo um encarregado e quatro ajudantes. Na nova ETE, após a obtenção da licença de operação, a Secretaria vai definir seu efetivo baseado no manual de operações da ETE entregue pela CODEVASF.