Dia ‘D’ de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado, 19

Mobilização para o ‘Dia D’ acontece nas dependências da Fundação Municipal de Saúde (Fumusa), de 08hs às 17hs

• Quinta-Feira, 17 de outubro de 2019
  • Saúde

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos, com informações da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Estado da Saúde . Foto: Ilustração Internet

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde em Arcos promoverá neste sábado, 19 de outubro, de 08hs às 17hs, na FUMUSA, o Dia D de vacinação contra o Sarampo.  Neste ano, a estratégia de imunização será realizada em duas etapas, que contemplarão os grupos mais acometidos pela doença, com objetivo de interromper a circulação do vírus do sarampo.

Ao longo da primeira etapa, que vai até o dia 25/10, será realizada vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas, sendo o Dia D de Mobilização em 19/10. Já na segunda etapa, a ser realizada de 18/11 a 30/11, será o momento para os jovens adultos, com idade entre 20 e 29 anos, se vacinarem. Para essa fase, o Dia D de Mobilização está marcado para 30/11.

A vacina é segura e eficaz na prevenção da doença. “Estamos mobilizando a população, para manter nossas crianças protegidas por meio da vacinação. Pedimos aos pais que não deixem de levar seus filhos neste importante acontecimento de saúde pública, para que Arcos alcance a meta estabelecida pelos órgãos de saúde, que é de 95%.

Dia Nacional da Vacinação acende alerta sobre importância da imunização

Aproveitando que o tema é vacinação, a título de conhecimento: Hoje, quinta-feira (17/10) é comemorado o Dia Nacional da Vacinação. Data que requer uma ampla reflexão por parte das autoridades de saúde e também de toda população, uma vez que os números mostram que a cobertura vacinal vem caindo nos últimos anos, abrindo assim caminho para o reaparecimento de doenças até então erradicadas, como era o caso do sarampo no Brasil.

Muitas doenças frequentes no país e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa do alcance de altas coberturas vacinais. Isso ocorre devido à imunidade coletiva ou “efeito rebanho”, ou seja, quando um número suficiente de pessoas em uma dada comunidade está vacinado contra uma determinada doença.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação evita entre 2 a 3 milhões de mortes por ano. Outras 1,5 milhão de mortes poderiam ser evitadas se a cobertura global de vacinação melhorasse.