Quinta-Feira, 12 de dezembro de 2024
A Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Endemias, divulgou nesta última quarta-feira (13), o último resultado do LIRAa, realizado em janeiro, que apresentou o levantamento de índice de infestação predial para o Aedes Aegypti de 1,6% - considerado em declínio, com relação ao anterior, divulgado em outubro, que foi de 5,8%, mesmo com esse resultado positivo, o município de Arcos ainda está acima do índice preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de até 1%.
Foram vistoriados 1.251 (hum mil duzentos e cinqüenta e um) imóveis, com a presença de Larva do Aedes Aegypti em 18 (dezoito) residências, 01(um) em terreno baldio e 01 (um) em propriedade comercial. Esse resultado do LIRAa é decorrente ao trabalho desenvolvido em parceria dos Agentes Comunitários de Endemias e de Saúde, além das realizações de mutirões em todos os bairros da cidade, o apoio da Equipe de Ações Emergências do Estado e a decisão do Ministério Público e Judiciário, que por meio de liminares autorizou a entrada de agentes em residências abandonadas.
Vale ressaltar a importância da conscientização da população no monitoramento constante de eliminação de focos para que se alcance o índice desejável para estancar a atual epidemia. Segundo informações do Setor de Endemias, se levarem em conta o histórico epidemiológico do Estado, a semana de início de alta transmissão corresponde a partir da 15ª semana epidemiológica, no dia 07 de abril.
No atual período, foi intensificadas ações de controle e combate ao mosquito Aedes nas regiões com o crescente número de notificações, como São Judas, Nossa Senhora Aparecida e Vila Calcita.
Para o coordenador de Endemias, Tiago Carvalho, ressalta a importância da participação de toda a população no combate ao mosquito. “Precisamos manter os trabalhos, para num próximo LIRAa ainda conseguimos atingir um índice ainda menor. Para isso é essencial a parceria de todos nessa luta. Nós, que tantas vezes cobramos da população, neste momento temos que reconhecer e agradecer pelo empenho,” disse.
Já para o prefeito, Denilson Teixeira, é necessário o continuo trabalho de união entre população e à administração municipal para o controle desse período epidemiológico. “A epidemia que estamos vivendo, ainda é fruto dos nossos descuidos do passado, esse reflexo ainda vai persistir, porém podemos juntos construir um cenário mais favorável para o que temos de mais importante na nossa cidade, o nosso povo.”
Quinta-Feira, 12 de dezembro de 2024
Segunda-Feira, 09 de dezembro de 2024
Sexta-Feira, 06 de dezembro de 2024
Quarta-Feira, 04 de dezembro de 2024
Segunda-Feira, 02 de dezembro de 2024
Terça-Feira, 19 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 18 de novembro de 2024
Terça-Feira, 05 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 30 de outubro de 2024
Sexta-Feira, 25 de outubro de 2024
Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade