Dengue: Secretaria de Saúde promove reunião de cooperação com SAMU para agilizar o fluxo de transferência de pacientes

Acordo vai de encontro com as iniciativas do município no monitoramento de pacientes e de notificações

  • Segunda-Feira, 14 de janeiro de 2019
  • Saúde
  • Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Agilidade no fluxo de transferências de pacientes graves suspeitos de Dengue. Essa foi à dinâmica da reunião promovida nessa sexta-feira (11), pela Secretaria de Saúde, com os representantes da Coordenação Regional do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Alinhamentos de cooperação foram apresentados para melhor atender as urgências e emergências referentes a casos específicos da doença no município.

O município tem adotado inúmeras ações para oferecer agilidade nos casos graves de pacientes suspeitos de Dengue. Durante a reunião, ficaram estabelecidas medidas de aperfeiçoamento do acompanhamento clínico adequado e de monitoramento diário das notificações, o que possibilita a leitura precisa para o desempenho de novas medidas de atuação clínica e de gestão emergencial.

Atualmente, a Secretaria de Saúde tem registrado a realização de aproximadamente 180 (cento oitenta) hemogramas por dia - exame laboratorial de identificação dos vírus da Dengue. Outra orientação apresentada foi à disponibilidade do SAMU, por meio do seu Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizar cursos de capacitação dos profissionais da saúde do Hospital Municipal São José.

Para o diretor do Consórcio de Saúde e coordenador do SAMU Região Centro-Oeste José Marcio Zanardi, a instituição está à disposição para dar agilidade de fluxo às transferências de caso graves. “A nossa função é de atender as urgências e emergências, principalmente que esta doença, em seu estado grave, pode levar a morte. Também colocamos a Central de Regulação à disposição, através do Núcleo de Educação Permanente, para a realização de capacitações de manejo clínico”, ressaltou.

O secretario Municipal de Saúde, João Júlio Cardoso, ressaltou a importância do trabalho intersetorial para eficiência das ações de manejo. “Buscamos com o SAMU e os hospitais da região uma convivência profissional e harmônica para melhor assistir os pacientes que necessitam de transferência e amparo adequado para seu tratamento e pronta recuperação”, disse.

Plano de Ação de Combate a Dengue

O Governo de Arcos vem alertando a população desde setembro quando saiu o resultado do LIRAa, o qual apontou que 93% dos focos estão dentro de casas. Em dezembro, foi decretado estado de emergência e um plano de ação foi elaborado para combater o mosquito Aedes Aegypti.

Uma força - tarefa teve início na última semana. Entre as ações estão: limpeza de lotes da prefeitura; um grupo foi montado para multar lotes sujos de propriedade particular; início do mutirão que vai reunir cerca de 80 pessoas, nas regiões com maior número de notificações, inclusive foram convidadas entidades e empresas para participarem; foi criada uma ala especial no Hospital Municipal São José - com contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e atendentes; a aplicação de fumacê Costal e Veicular desde dezembro.

Além disso, estamos com auxílio voluntário de um ‘drone’ para detectar lotes sujos e focos. Importante ressaltar que 93% dos focos estão nas residências e imóveis e que a participação da população no cuidado diário da sua residência é essencial. Nenhuma ação é tão importante quanto à das pessoas em suas casas. Vamos todos nos unirem contra a Dengue.

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade