Criado em Arcos o Comitê de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal

A redução da mortalidade infantil é um desafio para os serviços de saúde e para a sociedade como um todo; O Governo de Arcos apoia essa iniciativa

• Segunda-Feira, 16 de setembro de 2019

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Fotos: Secretaria Municipal de Saúde

Nessa primeira quinzena do mês de setembro de 2019, foi criado em Arcos o Comitê de prevenção do Óbito Infantil e Fetal. Composto por 35 profissionais da área da saúde municipal, o importante instrumento de gestão irá identificar as causas que levam ao óbito infantil, especialmente aquelas que poderiam ser evitadas.

A redução da mortalidade infantil é um desafio para os serviços de saúde e para a sociedade como um todo. Faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, compromisso assumido pelos países da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual o Brasil é signatário, que tem como meta diminuir os maiores problemas do mundo.

O Comitê de Mortalidade Infantil de Arcos tem como presidente a enfermeira Ângela Margareth, que relatou que as reuniões acontecerão bimestralmente. “Já teremos um outro encontro no próximo dia 26 de setembro, para avaliar casos acontecidos no mês de agosto”, revelou.

Através do Comitê, é possível, após análise dos óbitos, planejar medidas de intervenção para reduzir a morte de crianças por possíveis falhas na assistência à gestante, ao parto ou ao recém-nascido, bem como avaliar a rede de serviços de saúde. “Entendemos que o óbito pode ser evitado. Um dos principais desafios do Comitê é justamente esse”, completou Ângela.