COPASA: Obras de captação no Rio Candonga são iniciadas na zona rural em Arcos

Melhorias realizadas pela Copasa aumentarão em 50% a capacidade de abastecimento do município

No começo da gestão, o atual Governo de Arcos iniciou a adoção de medidas de enfrentamento da crise hídrica no município. O Prefeito empenhou esforços e cobrou da COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), que prontamente, ao logo de processos internos, respondeu e implantou diversas ações para garantir o abastecimento de água a toda população.

Foi cobrado da COPASA um Plano de Ação para suprir a falta d'água no município. A empresa está investindo mais de R$ 7 milhões na melhoria do sistema de abastecimento na cidade e zona rural.  A obra de implantação da nova captação no Rio Candonga aumentará a capacidade de abastecimento do município em 50%, ajudando a combater os efeitos da crise hídrica.

Mesmo com a obra de captação no rio Candonga, a Companhia colocou em operação 11 poços profundos para auxiliar no abastecimento do município até a conclusão do novo sistema.

Estes poços, interligados ao sistema de distribuição da cidade, têm estruturas que ajudarão a manter o atendimento aos clientes com qualidade.  Já foi finalizada a instalação de 4 km de tubulação da adutora dentro do perímetro urbano em Arcos, que levará a água do rio Candonga até a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde estão as instalações da COPASA. A implantação de 3 km dessa estrutura na zona rural do município foi iniciada na última semana de outubro, e irá completar os 7 km totais de adutoras na cidade.

A obra também prevê melhorias na estrutura da ETA, que começou a receber novos equipamentos e cercamento. A estimativa é de que o empreendimento esteja concluído em 2019. O Superintendente de Operações Centro e Oeste, João Martins, destaca o compromisso da Copasa em garantir o melhor atendimento à população. "Já estamos num estágio bastante avançado de execução das obras. Trabalhamos para cumprir o cronograma estabelecido e, dessa forma, garantir o abastecimento e trazer tranquilidade à população de Arcos, mesmo nos períodos de estiagem", disse ele.

Mais investimentos

Também está em fase final de execução a implantação dos sistemas de abastecimento dos distritos Boca da Mata e Calciolândia. Nas duas localidades foram perfurados e equipados poços profundos, além da implantação de adutora, redes de distribuição, ligações prediais e reservatórios elevados. Essas obras, que representam investimentos de mais de R$ 1,7 milhão, têm possibilitado o atendimento a praticamente 100% da população com água tratada, de acordo com os padrões estabelecidos pela Portaria do Ministério da Saúde, que trata da portabilidade da água distribuída para o consumo humano.

A Copasa está presente no município de Arcos há mais de 30 anos, mas investimentos ocorreram com a exigência de um Plano de Ação conjunta com a atual Administração.

Recentemente, a Companhia investiu cerca de R$ 10 milhões na melhoria e ampliação dos sistemas de abastecimento de água, com a implantação de nova barragem da captação do córrego das Almas; duplicação da adutora de água bruta; ampliação das redes de distribuição e construção de novas ligações.

O prefeito de Arcos, Denilson Teixeira, reforça que: "todo este empenho e esta luta constante, é uma vitória do Governo de Arcos, mas que os méritos são da população arcoense, que vinha sofrendo com as constantes faltas d' água no município, mas que os esforços não param por aqui, para que os arcoenses tenham água de qualidade e residências abastecidas", concluiu.

FOTOS