Na manhã da última terça-feira (02), Dia Nacional da Conscientização do Autismo, a TEAcolhe (Associação de Apoio aos Pais e Familiares de Pessoas com Autismo) mobilizou as escolas da rede pública do município para uma caminhada que percorreu a Avenida Magalhães Pinto e a Rua Jarbas Ferreira Pires, com dispersão na Praça Floriano Peixoto, onde, no local, aconteceu um ato público, alusivo a data.
Durante todo o percurso, alunos, educadores e pais, acompanhados da Fanfarra da Escola Estadual Vila Boa Vista, carregavam cartazes e faixas com mensagens importantes de conscientização a respeito do autismo, principalmente com frases de desconstrução do preconceito, de compreensão sobre as iniciativas de inclusão e que apontavam o contexto de realidade social das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Já, na Praça Floriano Peixoto, a organização do evento disponibilizou um som mecânico para o pronunciamento de falas dos representantes presentes nesta atividade.
Segundo publicação do Jornal Correio Brasiliense, desta última terça-feira (02), Mesmo com o esforço pela causa, as barreiras enfrentadas por pacientes e familiares ainda são grandes. A maior delas, segundo especialistas, é o preconceito. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) indica que, atualmente, a cada 160 crianças, uma tem o diagnóstico positivo para autismo.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 38,5 milhões de crianças de 0 a 13 anos. Ao aplicar o índice da Opas, dessas, cerca de 241 mil seriam autistas. A estimativa, contudo, é que o número seja ainda maior. Estudiosos acreditam que esse número pode chegar a 2 milhões de brasileiros. A causa para a discrepância dos dois dados é a dificuldade em se obter o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
De acordo com a presidente da TEAcolhe, Liliam Garcia, ter uma instituição de apoio ao autista e seus familiares no município é importante para a realização de acolhimento adequada as essas pessoas. “Ficamos felizes com esta atividade de hoje, mas é necessário ressaltar que a TEAcolhe é uma associação que tem a finalidade de apoiar os familiares de pessoas com autismo e também fazemos o trabalho de levar informações para a população sobre esse transtorno que acomete um considerável número de indivíduos,” acrescentou.
Para a professora e vice-presidente da TEAcolhe, Lourdes Rabelo Gomes, a caminhada teve o objetivo de transpor as barreiras do preconceito e levar a sociedade a conhecer mais sobre o universo doa autismo. “Nossa intenção com esta caminha é justamente de conscientizar as pessoas da importância de se entender as especificidades da pessoa autista,” disse.
Já para a coordenadora da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino, Teia Marafeli, a inserção da pessoa autista na escola é fundamental para sua inclusão e o seu desenvolvimento cognitivo. “Abraçamos essa causa com muito amor por entender a importância da inclusão de pessoas autista na sociedade e salientamos, também, que na rede municipal de ensino temos vários alunos com este transtorno, os quais recebem acompanhamento dos professores especializados. Um progresso para o desenvolvimento da educação inclusiva,” ressaltou.
Escolas e Instituições que participaram da caminhada
TEAcolhe (Associação de Apoio aos Pais e Familiares de Pessoas com Autismo), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionai), Escola Estadual Vila Boa Vista, Escola Municipal Dorvina Teixeira Arantes, Escola Municipal Julieta Ribeiro da Fonseca, Escola Municipal Antônio Davi Franco e Escola Municipal José Bonifácio Gonçalves.
Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025
Domingo, 12 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade