Audiência pública dá transparência sobre processo seletivo em Arcos

O Governo de Arcos realizou nesta quarta-feira (8) uma audiência pública para esclarecer sobre a determinação do Ministério Público em fazer o processo seletivo antes do concurso público. Além de oferecer à população a oportunidade de tirar todas as dúvidas em relação ao assunto.

A audiência que foi presidida pelo prefeito Denilson Teixeira, teve a participação do promotor Eduardo Fantinati, o presidente da Câmara Marcelo Estevam, secretária de Administração Raquel Tiburcio e secretário de Governo Otávio Miranda que fizeram a composição da mesa. Ainda, a Casa Legislativa contou com a presença dos vereadores Hugo Romano, Wirlei Alves, Aparecida Rodrigues, Donizetti Bernardes, Geraldo Adriano, João Carlos, Jamir Soares e secretários.

Durante o evento o promotor Eduardo, informou sobre as irregularidades que antes eram feitas quanto à contratação de funcionários sem o processo seletivo e elogiou a atitude desta administração em realizar todo o processo de contratação dentro da legalidade.

“Eu sinceramente quando analisei as documentações e vi que isso acontecia em Arcos, fiquei assustado, nunca havia vivenciado algo nesse sentido, contratados permanecerem nos cargos por mais de dez anos sem fazer o processo seletivo, isso é ilegal! Não podemos continuar com isso, é extremamente urgente fazer o processo e o concurso público conforme rege a Lei, e com a contratação do Instituto Mineiro de Administração Municipal (Imam), especializado no assunto, a formatação e o processo seletivo será mais transparente”, declarou.

O prefeito Denilson também informou que trabalhará como rege a lei e que mesmo que essas medidas sejam impopulares ele fará o que for certo e manterá a sua palavra quanto à tolerância zero para corrupção.

“Nós queremos entrar na história de Arcos de maneira positiva, e eu não quero fazer nada que seja incorreto que possa prejudicar os moradores desta cidade. Eu poderia deixar passar e fazer a contratação de forma direta, como antes foi feito por diversos prefeitos, mas eu quero fazer a coisa certa, meu pai e familiares me ensinaram que quando a responsabilidade é sua é preciso que você cumpra e não passe para ninguém. Se chegou uma determinação judicial para fazer o processo seletivo, eu vou fazer e do jeito correto, o que é justo”, afirmou.

Na audiência pública os moradores e interessados em fazer as provas do processo seletivo fizeram perguntas e todas as dúvidas foram esclarecidas.

Principais dúvidas

Entre as principais dúvidas da população estavam o motivo de fazer o processo seletivo através de prova escrita e o motivo de contratar uma empresa para formatar o processo, na ocasião a Administração e a Promotoria explicaram que em outros anos era feito o processo seletivo somente para a Educação. Como o número de vagas era menor fazia-se a prova somente de títulos. No entanto haviam muitos questionamentos em relação ao processo. Dessa vez o número de vagas que está sendo oferecida neste processo seletivo é bem maior e vai contemplar todas as áreas. Por isso a necessidade de contratar uma empresa especializada, sem fins lucrativos, para realizar o processo seletivo. Além disso, feito dessa maneira haverá maior transparência no processo, o que é uma das propostas deste governo.

Além disso, os moradores questionaram o valor da inscrição e para responder está dúvida o prefeito Denilson deixou bem claro que todo o valor é utilizado para os gastos do processo seletivo. A Prefeitura é proibida por lei em utilizar o dinheiro público para fazer o processo seletivo e concurso público, por causa disso, ele deve ser pago pelos interessados. Ou seja, o Instituto foi contratado para fazer o processo seletivo e o valor da inscrição será repassado para o mesmo para custear todas as despesas. Ainda, houve dúvidas a cerca da emissão do boleto e a Administração informou que o problema ocorreu com o banco que foi contratado inicialmente para gerar os boletos. No entanto, já foi feito um novo contrato com a Caixa Federal e no máximo até sexta-feira (10) os boletos já serão gerados normalmente.