Arcos: Balanço da Vigilância Epidemiológica traz números positivos contra a Dengue

Atendendo ao chamado da Prefeitura de Arcos, população descarta mais de quarenta toneladas de entulhos e objetos propícios ao acúmulo de água

• Sexta-Feira, 15 de maio de 2020
  • Saúde

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Foto: AssCom Prefeitura

Para prevenir de uma possível epidemia de Dengue e preservar a saúde do cidadão, a Prefeitura Municipal de Arcos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem desenvolvendo várias ações de combate e controle ao Aedes Aegypti. Ações como o reforço no trabalho de rotina, aplicação de multas e mutirões de limpeza tem mantido os números de casos da doença na cidade, dentro do esperado. E desde a última semana, o UBV Costal é mais um aliado na luta contra o mosquito.

Segundo explica o coordenador de Endemias, Tiago Carvalho, além das ações de rotina dos Agentes de Endemias, que reforçaram os trabalhos nas vistorias, a Prefeitura de Arcos vem realizando um enorme mutirão em toda cidade. As ações começaram em fevereiro nas regiões denominadas “áreas quentes”. “Após fazer esses locais, o trabalho de aplicação do inseticida será feito nas regiões que apresentar incidência da doença. Até o momento 54 bairros já passaram pela limpeza do mutirão. O UBV Costal já atingiu 4 áreas”, avalia.

Com o aumento das notificações nas últimas quatro semanas, o município deu início, de forma preventiva, aos trabalhos de “bloqueios” através do UBV Costal - técnica que utiliza o inseticida que mata o mosquito adulto. “Ao todo, são três bombas costais motorizadas que fazem a aplicação do veneno. Os primeiros bairros a receber a aplicação, foram os que apresentaram casos notificados e positivos da doença”, explica Tiago.

A Secretaria de Saúde de Arcos, de forma antecipada, já solicitou a liberação do UBV Veicular junto a Superintendência Regional de Saúde (SRS). O município oficializou o pedido na última terça-feira, 12 e aguarda o deferimento do Comitê Central de Arboviroses do Estado. A solicitação busca acelerar o trabalho de combate ao Mosquito Aedes Aegypti.

Até o momento, o trabalho de mutirão já recolheu mais de 43 toneladas de entulhos, 393 multas foram aplicadas e 51 notificações de lotes sujos.

Em relação aos casos da doença, foram feitas 103 notificações de casos suspeitos, sendo 43 confirmados.