Quinta-Feira, 12 de dezembro de 2024
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Arcos (Apae) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação realizou entre os dias 20 a 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Durante o evento houve diversas exposições de atividades realizadas nas escolas e entidades da cidade, além de capacitações e ciclos de palestras com os participantes.
De acordo com a Secretaria de Educação, mediante ao número de crianças que estudam na rede municipal de ensino e são portadoras de deficiência e transtornos globais de desenvolvimento, é necessária essa parceria na busca de melhor atender os alunos.
“O evento teve o objetivo de comemorar o Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, além de mostrar que todas as pessoas, independente de qualquer limitação ou deficiência podem e são capazes de aprender, e automaticamente serem incluídas na rede regular”, informou a secretária de Educação Sônia Teixeira.
Em todos os dias do evento o setor de Educação junto à Apae realizou uma mostra de trabalhos com exposições de fotografias, trabalhos artísticos e manuais dos alunos da entidade e Salas de Recursos das Escolas Estaduais Dona Maricota Pinto e Vila Boa Vista, além de diferentes portfólios do trabalho realizado nas escola municipais de Arcos.
Além das exposições, a Secretaria de Educação ficou responsável pela programação do dia 25 de agosto. Portanto, das 13h às 17h, foi realizado um ciclo de palestras com o tema “Pessoas com deficiência: direitos, necessidades e realizações”, as quais tiveram como palestrantes Andreia Martins Amaro enfatizando sobre a deficiência auditiva e surdez, Adriana Araújo Pereira Borges abordando sobre autismo e Lourdes Rabelo Gomes que explicou sobre o ‘Atendimento Educacional Especializado’ nas escolas regulares de ensino.
Durante o evento, estiveram presentes toda a equipe da Educação, juntamente com professores, alunos, pais e direção da APAE, além ainda da Associação dos Surdos, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), professores da rede regular municipal do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental, professores de apoio e da sala de recursos, instrutores de Libras, supervisoras e recuperadoras do turno matutino. Ainda estiveram presentes coordenadoras e psicólogas da Secretaria Municipal de Educação, professores de apoio da Escola Estadual da Vila Boa Vista e alunos e pais da Escola Estadual D. Maricota Pinto.
“Ao final, todos entenderam que a inclusão só acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades, como dizia Paulo Freire”, finalizou a secretária de Educação.
Educação Especial
A educação de Arcos conta atualmente com 14 professores de apoio para os alunos com Transtornos Global de Desenvolvimento ou problemas neuromotor grave, 26 estagiários que acompanham alunos que não tem o direito de professores de apoio e duas professoras na Sala de Recursos e um instrutor de Libras que além de ensinar uma aluna surda da rede, capacita professores e estagiárias a cerca da Língua Brasileira de Sinais.
Quinta-Feira, 12 de dezembro de 2024
Segunda-Feira, 09 de dezembro de 2024
Sexta-Feira, 06 de dezembro de 2024
Quarta-Feira, 04 de dezembro de 2024
Segunda-Feira, 02 de dezembro de 2024
Terça-Feira, 19 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 18 de novembro de 2024
Terça-Feira, 05 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 30 de outubro de 2024
Sexta-Feira, 25 de outubro de 2024
Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade