Ambulatório Covid já prestou mais de 10 mil atendimentos em Arcos

O espaço é mais uma conquista do Município. Com a criação, além de um local de referência ao tratamento, Arcos conseguiu separar os atendimentos do novo Coronavírus das demais doenças

• Quarta-Feira, 04 de agosto de 2021
  • Saúde

Se há algo que o Ambulatório Covid de Arcos coleciona é bons números. Primeiro, o prazo de criação. A sede inicial, que funcionou provisoriamente na Fumusa, ficou pronta em menos de 48 horas. O número alto de infectados no início do ano exigiu uma ação rápida do Município. De lá, o Ambulatório foi transferido para o térreo da Santa Casa, com entrada pela rua Messias Macedo. A rampa de acesso ao local, que gastaria meses para ficar pronta, foi concluída em 15 dias, quando os servidores municipais trabalharam de manhã até a noite pelo sucesso da obra.

Com uma equipe muito séria e dedicada, os bons resultados do Ambulatório Covid se refletem também no alto número de atendimentos: de março a julho foram prestados 10.032.

Um dos pacientes que passou pelo espaço é o empresário Helio de Moraes Fernandes. “Fui muito bem-atendido. Tudo excelente! Graças ao bom Deus, fui curado. Eu já passei pelos hospitais de Belo Horizonte, e afirmo que o tratamento que recebi aqui em Arcos é muito superior ao dos hospitais lá fora”.

Helio apresentou sintomas da Covid-19 em abril. Recebeu os primeiros atendimentos no Ambulatório, quando o exame acusou que ele realmente tinha se infectado pelo novo Coronavírus. Foi encaminhado para a Santa Casa, onde permaneceu 10 dias na enfermaria e 5 dias na UTI.

Uma estrutura completa e adequada para atender os pacientes de Arcos

O Ambulatório Covid de Arcos iniciou as atividades em 6 de março. Na gestão passada, todos os atendimentos - tanto de Covid quanto de outras áreas - eram prestados no mesmo lugar. Como o novo Coronavírus é extremamente transmissível, corria-se o risco de pessoas com outras comorbidades se infectarem.

Com a finalização das obras na Santa Casa, o Ambulatório pôde ser transferido para o local, onde passou a funcionar desde o dia 14 de maio. O novo espaço conta com recepção, consultório médico, posto de enfermagem, sala administrativa, sala de observação com 10 leitos conjuntos, local de testagem e sala vermelha (com 2 leitos).

A equipe que trabalha no Ambulatório é formada por quatro recepcionistas, quatro serviços gerais, médicos em revezamento de plantão, quatro enfermeiras supervisoras, uma responsável técnica, 14 técnicos de Enfermagem e um médico responsável técnico.

A responsável técnica é a enfermeira Mariana Gonçalves Rodrigues. Ela enumera todos os benefícios proporcionados ao município com a implantação do Ambulatório. “É um ganho para a Saúde de Arcos. Hoje temos um local de referência para atendimento ao paciente com Síndrome Gripal, suspeito ou confirmado de Covid, onde a população é acolhida e orientada quanto ao diagnóstico e cuidados”.

SERVIÇOS

O Ambulatório Covid, criado e mantido pela Prefeitura de Arcos, acolhe o paciente com síndrome gripal, suspeito ou positivo para Covid, onde é feita a triagem, testagem, consulta médica, exames laboratoriais, medicações e estabilização dos casos mais críticos. Só depois de passar pelo Ambulatório, caso seja necessário, os pacientes são transferidos para a Enfermaria ou UTI.