Secretaria de Saúde intensifica ações de combate ao câncer de mama no 'Outubro Rosa'

• Sexta-Feira, 29 de setembro de 2017
  • Saúde

O “Outubro Rosa”, mês de conscientização e combate ao câncer de mama está chegando, por causa disso, durante todo o mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde intensificará as ações de prevenção desta doença, mulheres entre 50 a 69 anos deverão procurar o seu PSF para avaliação e na ocasião solicitar um pedido para agendamento de exames de mamografia no Hospital Municipal São José (HMSJ) ou ainda se você não está nesta faixa etária, mas apresenta sinais e sintomas dos sintomas da doença, procure o PSF mais próximo para que seja analisado o caso.

Segundo a responsável técnica do setor de imagens do HMSJ, Letícia Dutra, é preciso alertar a população feminina sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce desse tipo de tumor, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele. Conforme ela, se detectado na fase inicial as chances de cura são de 90%. Nos estágios mais avançados da doença elas caem para 40% a 50%.

Portanto, para definir com qual idade a paciente deve iniciar a realização periódica da mamografia, o médico ou enfermeiro deve primeiro definir em qual grupo a paciente se encontra: se no grupo de alto risco com predisposição genética ou na população geral.

Ainda, conforme a técnica, a chance de uma mulher de 50 anos na população geral desenvolver câncer de mama é de cerca de 2%, ou seja, a cada 100 mulheres que atingem 50 anos, duas terão câncer de mama. Ao mesmo tempo, a chance de uma mulher de 35 anos sem predisposição genética desenvolver câncer de mama é extremamente baixa. A cada 100 mil mamografias feitas, apenas duas seriam diagnosticadas.

Por outro lado, na população de alto risco, onde existe uma predisposição genética, o risco de se ter um problema aos 50 anos é em torno de 50%. Por isso, nesse grupo, o rastreamento deve ser iniciado antes.

Recomendação do Inca e Ministério Público

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde recomendam a realização da mamografia de rastreamento às mulheres de 50 a 69 anos. Mamografia de rastreamento significa realizar o exame em mulheres assintomáticas, ou seja, sem sinais ou sintomas da doença.

A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para detectar nódulos de mama em seu estágio inicial, quando não são percebidos na palpação do autoexame feito pela mulher ou pelo profissional de saúde por serem pequenos. Esses nódulos têm menor probabilidade de disseminação e maiores chances de cura quando detectados no início.

De acordo com o estudo estimativo feito pelo Inca sobre incidência de câncer no Brasil entre os anos 2015 e 2016, apontou que o Brasil terá 596.070 novos casos de câncer por ano. Desses, 57.960 serão tumores de mama.

O câncer de mama atinge as mulheres física e emocionalmente, por isso, o compromisso do Governo de Arcos está em ampliar cada vez mais o acesso à prevenção.