‘Quiosque do Artesão’ é referência para a comercialização de artesanatos de artistas arcoenses

Espaço fica situado na Praça ‘Floriano Peixoto’ e atrai o interesse de turistas e da população

Arcos sempre manteve viva suas tradições. E o ‘Quiosque do Artesão’, na Praça ‘Floriano Peixoto’, vem se consolidando como espaço de referência para a exposição e comercialização de artesanatos que são produzidos pelos artistas do município - associados a Associação dos Artesão de Arcos (ASSOCIARCOS).

A sede e a loja fica numa localização privilegiada, na principal praça da cidade. No local, são comercializadas as artes e as peças que são produzidas de forma artesanal e que, em seus traços, apresentam características decorativas e de artesanato funcional, como: os tapetes; porta pano de prato e de papel higiênicos de crochê; quadros; bonecas e oratórios na cabaça; namoradeiras; mandalas, filtro dos sonhos; terço, lata de leites e enxadas com pinturas. Todas estas artes são feitas à mão e com muito carinho pelos artistas de nossa terra.

Segundo a presidente da ASSOCIARCOS, Neide Ferreira Gomes Pereira, este espaço, que é cedido pela Prefeitura, recebe visita de pessoas de todas as idades, mas os jovens tornaram o público mais assíduo da   loja. “Recebemos a procura de muitos turistas e pessoas de nossa cidade, principalmente de jovens que buscam sempre as nossas novidades e criações, ” disse.

Ela ainda destaca que além de ser um local que mantém viva as nossas tradições, serve de amparo aos sonhos dos artistas locais. “É satisfatório para nós saber que temos este espaço para expor nossos trabalhos, principalmente porque aqui as pessoas conseguem desenvolver sua arte, além de ser uma terapia ocupacional, pois já tivemos pessoas que curaram sua depressão ao fazer parte de nossa associação. Aqui os artistas fazem o que gostam e imprimem, em cada trabalho a sua alma e o coração”, enfatizou.

Para o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Serginho Garibaldi, o incentivo é o caminho mais promissor para a continua revelação de talentos, principalmente pela valorização desta cultura. “Todos nós devemos dar muita importância para o artesanato e sua expressão de arte, pois nossos artistas, quando valorizados, nos presenteiam com obras e peças que nos encantam. Além de percebermos novas revelações de trabalho nesta área, ” afirmou.

Os artistas que tiverem interesse podem procurar o local para se associarem, principalmente porque a instituições oferece dois cursos de aperfeiçoamento ao longo do ano.

Funcionamento:  de terça-feira a sábado.

Horário: das 13h às 18h.

Local: Praça Floriano Peixoto.

FOTOS