Projeto Viva Vôlei leva orientações técnicas e práticas para os alunos da Escola Municipal José Bonifácio Gonçalves

Crianças e adolescentes recebem acompanhamento específico sobre os conceitos desta modalidade esportiva

Incentivo a prática esportiva. Este é o objetivo do Projeto ‘Viva Vôlei’ da Confederação Brasileira de Voleibol, e que em Arcos é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT), com o apoio do Banco do Brasil, e em apenas 08 meses de implantação, já alcançou 69 (sessenta e nove) alunos inscritos. As crianças e adolescentes que fazem parte desta iniciativa de inclusão social recebem orientações técnicas, práticas e contam com uma estrutura especializada para o desenvolvimento desta modalidade esportiva.

Atualmente, os futuros atletas frequentam os treinos de vôlei na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal José Bonifácio, no bairro Calcita, que acontecem as terças, quintas e sextas-feiras, das 15:30h às 16:30h, e das 16:30h às 17:30h.  Os professores, Sebastião Lourenço de Faria e Vinícius Jorge Teixeira de Miranda, acompanham o desempenho individual de cada criança e adolescente e realizam atividades programadas de conhecimentos técnicos e práticos da modalidade, como o estimulo ao desenvolvimento da coordenação motora e diversas oficinas lúdicas de fundamentos que são essências para a prática deste esporte, além de iniciativas que promovam a participação da comunidade.

Para a aluna do projeto, Lúria Ester Ribeiro Valadão, de 10 anos, o ‘Viva Vôlei’ trabalha sua autoestima e também a proporciona o conhecimento necessário para o desenvolvimento adequado da modalidade. “Eu gosto muito do projeto, os professores são legais e ensinam muita coisa para nós, ” destacou.

Já para a mãe do aluno Lucas Emanuel Santos dos Reis, Crisllayne Cristina Reis Duarte, esta iniciativa vem ajudando o filho para além da prática esportiva.  “O projeto está muito bom, ajudou muito meu filho, além de ser uma atividade saudável, ele está bem mais tranquilo e atencioso em casa, ” enfatizou.

O vice-diretor da Escola Municipal José Bonifácio Gonçalves, Rodrigo Everton dos Santos, destaca a importância desta atividade na formação dos alunos que participam do projeto. “Com a chegada do Projeto Viva Vôlei, nossa escola e toda a comunidade escolar ganhou e muito em vários aspectos. Com profissionais altamente qualificados, o Projeto veio para oportunizar a prática esportiva a todos nossos alunos entre 07 e 14 anos. As crianças estão felizes por terem essas atividades diferenciadas, as quais contribuem e muito com o aprendizado, disciplina e frequência das nossas crianças nas aulas. O Viva Vôlei veio para somar, unir forças. E os resultados são sempre satisfatórios. Agradeço a todos da SEMCELT, em especial os professores Sebastião e Lourenço, pelo compromisso, trabalho de excelência e carinho com as nossas crianças, ” salientou.

Já de acordo com o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Sérgio Garibaldi, essa parceria oportuniza o acesso ao conhecimento especializado e também proporciona a inclusão social de crianças e adolescente. “Estamos satisfeitos com os resultados positivos do ‘Viva Vôlei”, pois, desde sua implantação, já é perceptivo a transformação social dos alunos que participam deste projeto, ” disse.

Projeto ‘Viva Vôlei’

O ‘Viva Vôlei’ é um Projeto de iniciação ao voleibol cuja diretriz é educar e socializar meninos e meninas de 7 a 14 anos através do esporte. O Projeto foi iniciado em 1999 pela Confederação Brasileira de Voleibol, a entidade máxima da modalidade no país e em 2003 a CBV criou o Instituto Viva Vôlei (OSCIP) para gerenciar o Projeto.

FOTOS