Professor Júlio Resende lança livro que conta parte da história da Educação em Arcos

Ontem (17) à noite, o prefeito Claudenir José de Melo (Baiano) foi um dos convidados de honra a compor a mesa no lançamento do livro ‘Entre o prescrito e o realizado no grupo escolar Yolanda Jovino Vaz (1961-1971)’, de autoria do professor Júlio Resende Costa

• Sábado, 18 de novembro de 2023
  • CODEMA

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos (MG)

Parte importante da história de Arcos é contada sob a óptica da Educação no livro ‘Entre o prescrito e o realizado no grupo escolar ‘Yolanda Jovino Vaz (1961-1971)’, de autoria do professor e doutor Júlio Resende Costa, e publicado pela Editora Dialética. A obra foi lançada ontem (17) à noite, em uma cerimônia na Casa de Cultura.

Na condição de prefeito e educador, o professor Claudenir José de Melo (Baiano) foi convidado a integrar a mesa de honra do cerimonial, ao lado de outros educadores e representantes deles, a exemplo de familiares das excepcionais professoras D. Vicentina Oliveira Vaz e D. Marília de Carvalho Ribeiro. Ainda integraram a mesa: Dra. Sônia Maria Santos (da Universidade Federal de Uberlândia); Dra. Regina Celi Bitte (Universidade Federal do Espírito Santo); Dra. Felismina Teixeira (Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri); professor Hélio Borges (diretor da escola Yolanda Jovino Vaz); professora, escritora e poetisa, Rosana Silva; o presidente da Câmara, Ademar Aureliano Medeiros; a secretária de Educação, Sônia Neves Zuquim; a representante da Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo, Rosélia Pimenta; e o Dr. Júlio Resende.

Júlio Resende é doutor em Educação pela Universidade Federal de Lavras e faz pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Ele ocupa a cadeira número 17 na Academia de Letras de Arcos e tem 19 artigos publicados.

O livro ‘Entre o prescrito e o realizado no grupo escolar Yolanda Jovino Vaz (1961-1971)         é o segundo de autoria dele. Em 2021, lançou a obra ‘Trabalho interdisciplinar com o uso de tecnologias de informação e comunicação em uma escola do campo’.

O prefeito de Arcos elucidou a satisfação pelo convite de honra recebido em participar do lançamento do livro. “Ficamos orgulhosos de ter na Casa de Cultura de Arcos um evento da grandeza que foi, contando a história de Arcos, por meio da Educação, escrito pelo Dr. Júlio. Arcos é uma cidade boa como é porque muitos trabalharam por ela. E a transformação se dá pela Educação”.

O livro está sendo comercializado no site Amazon.