Prefeitura deixa cidade mais iluminada, segura e sustentável

Projeto ‘Ilumina Arcos’ é criado pelo atual Governo para substituir as lâmpadas convencionais por luminárias de led, em ruas e espaços públicos

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos. Foto: Divulgação

Quem transitar à noite pelas ruas ‘Getúlio Vargas’, ‘Jarbas Ferreira Pires’ e a praça da matriz Nossa Senhora do Carmo, no centro, vai perceber o quanto a cidade está mais clara. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, criou o projeto ‘Ilumina Arcos’, que consiste na substituição das lâmpadas convencionais por luminárias de led, que são mais eficientes, econômicas e não agridem o meio ambiente.

O projeto inovador traz para o município o que há de mais moderno no serviço de iluminação pública. “Arcos é uma cidade linda, porém, com alguns espaços pouco iluminados. Essas áreas podem, inclusive, comprometer a segurança da população, virando esconderijos de criminosos. A nossa preocupação neste momento é sanar esta deficiência”, garante o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Warley Rogério Fonseca.

O ‘Ilumina Arcos’ começa pelas ruas do centro e o objetivo é que ele se expanda por toda a cidade. O projeto é financiado com recursos do próprio Município.

Para se ter uma noção da importância desta iniciativa, basta observar os dados: enquanto uma lâmpada convencional requer a substituição em pouco tempo, a luminárias de led tem garantia de 5 anos. “Além de consumir menos energia elétrica, a nova iluminação vai reduzir os gastos da Prefeitura com iluminação pública”, complementa Warley, enaltecendo que a luz branca de led reproduz melhor as cores.