Prefeitura de Arcos reabre a Sala Mineira e amplia atendimentos por meio do programa ‘Aqui tem Sebrae’

Serviço é um importante apoio aos pequenos empreendedores, que terão, inclusive, consultoria gratuita sobre o próprio negócio. Servidores estão capacitados para esclarecer questões relacionadas a direitos e deveres dos empresários

• Quinta-Feira, 19 de outubro de 2023
  • Fazenda

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos (MG)

Abrir um negócio e ter assistência para que ele se mantenha no mercado está bem mais fácil. A Prefeitura de Arcos reinaugurou a Sala Mineira do Empreendedor ontem (18), e ampliou os serviços. A partir de agora, além do acesso facilitado à abertura e fechamento de pequenas empresas e Microempreendedor Individual (MEI), os pequenos empresários passam a contar com todos os benefícios do programa ‘Aqui tem Sebrae’.

Na prática, os MEIs e pequenos empresários que forem abrir um negócio em Arcos poderão contar com consultaria gratuita do Sebrae, que vai analisar o mercado, o produto e outras ferramentas de solidificação e ampliação do negócio empreendido.

A Sala Mineira está funcionando do andar térreo da Prefeitura, com a atendimento a partir das 12h. A cerimônia de reinauguração reuniu servidores municipais, secretários, representantes da Associação Comercial de Arcos (ACE/CDL) e o prefeito Claudenir José de Melo (Baiano). O Sebrae esteve representado pelo instrutor Ian Fernandes.

O secretário de Fazenda, Cleomar Silva, que a Sala Mineira é uma evolução do programa ‘Minas Fácil’, implantado em julho de 2022, no primeiro mandato do prefeito Baiano. “Antes, a burocracia dificultava muito a abertura de uma empresa. Era necessário ir até Belo Horizonte e só depois de meses a empresa estava aberta”, relembrou.

Em 2019, o Minas Fácil foi transformado em Sala Mineira e o leque de atividades abriu muito. Agora, ele está ainda mais completo para servir quem deseja empreender.   “Nós somos um Governo de oportunidades que tem como  preocupação  a nossa gente. E cuidar de nossa gente é gerar renda e emprego. A nossa Sala Mineira hoje reúne vários serviços para facilitarem, principalmente, a abertura de novas empresas e completa assistência gratuita aos microempreendedores” - celebrou o prefeito Claudenir José de Melo.

O vereador José Calixto da Fonseca, que é contador,  também está muito satisfeito com a retomada do serviço.  “A reabertura da Sala Mineira é muito boa, porque temos muitas pessoas que não têm condições de pagar para abrir um MEI ou para fazer a emissão dos DARFS mensais, então, facilita muito para o arcoense que deseja abrir seu MEI e dar manutenção nele. Os arcoense terão acesso a uma excelente gama de serviços gratuitos”.

A seguir, alguns serviços prestados pela Sala Mineira:

- Orientação prévia sobre o processo de Registro de Licenciamento;

- Atendimento ao MEI;

- Mapa de oportunidades para o empreendedor;

- Distribuição de material sobre o empreendendorismo;

- Formalização de empresas por meio da Redesim (serviço redesim MG);

- Licenciamento municipal de empresas;

- Emissão das Guias de Recolhimento das taxas municipais para processo de formalização, alteração e baixa;

- Formalização do MEI;

- Elaboração e envio da Declaração Anual do Simples Nacional - DASN SIMEI

- Entrega do CNPJ, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal, Alvará e demais documentos de licenciamento;

- Programação regular de capacitações Sebrae Minas;

- Programação regular de capacitação Jucemg;

- Capacitações realizadas pelos parceiros.

A Sala Mineira é uma parceria entre a Prefeitura de Arcos, ACE/CDL, SEBRAE e JUCEMG.