A Prefeitura de Arcos, por meio da Secretaria de Cultura, realizará um seminário especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra, destacando a Festa de Nossa Senhora do Rosário e o Congado, tradições de matriz africana profundamente enraizadas na comunidade. O evento, que acontecerá durante os meses de novembro e dezembro na Casa de Cultura de Arcos, tem como objetivo celebrar e preservar esse patrimônio cultural imaterial e promover ações de igualdade e respeito.
De acordo com o historiador e professor Evaldo Rui de Oliveira, "Com o seminário, buscamos incentivar a guarda, manutenção, proteção e divulgação dessas tradições, além de fortalecer o município com ações culturais que podem gerar recursos via ICMS". A programação inclui palestras e oficinas com temas como a história do congado, a ancestralidade e sincretismo religioso, inclusão social e regularização de grupos de congado, além de oficinas de instrumentos, danças e manifestações ancestrais.
Programação das palestras e oficinas:
08 de novembro (sexta-feira)
- Abertura: Estandes e altar de Nossa Senhora do Rosário
- Horário: 19h às 22h
- Palestra: "A HISTÓRIA DO CONGADO" com Prof. Evaldo Rui de Oliveira e Prof. Orlando Martins
- Oficina: Mapa Mental “A HISTÓRIA DO CONGADO”
15 de novembro (sexta-feira)
- Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
- Oficina: Confecção e restauro de instrumentos de percussão
- Palestra: "A ancestralidade e o sincretismo religioso" com Prof. Evaldo Rui de Oliveira e Hélio Lobrevenn
22 de novembro (sexta-feira)
- Horário: 19h às 22h
- Palestra: "A inclusão social nos festejos da Festa de Nossa Senhora do Rosário de Arcos" com Prof. Evaldo Rui de Oliveira e a Associação de Congadeiros de Arcos
- Oficina: Danças e manifestações ancestrais
30 de novembro (sábado)
- Horário: 19h às 22h
- Palestra: "A regularização de grupos de congado" com Prof. Evaldo Rui de Oliveira e Geraldo Aparecido da Silva
- Oficina: Redação de atas e criação de estatutos para grupos de congado
08 de dezembro (sábado)
- Horário: 14h às 17h
- Palestra: "Expressão corporal e percussão nos grupos de congado" com Prof. Evaldo Rui de Oliveira, Gislene Aparecida Miguel e Geliel Junio da Silva
- Oficina: Treinamento para apresentação pública com respeito à ritualística ancestral
O seminário busca não só preservar as tradições, mas também promover a implementação das diretrizes da Lei Robin Hood, garantindo que os recursos culturais de Arcos sejam empregados de maneira eficiente e inclusiva. O público-alvo é constituído de servidores públicos e toda a população de Arcos. A entrada é franca.