Prefeitura de Arcos apoia festa considerada patrimônio imaterial da cidade

Acredita-se que a tradição da Congada exista há pelo menos 70 anos no município. Atualmente, quatro ‘Ternos’ preservam a história, e prestam homenagens a Nossa Senhora do Rosário, Santo Expedito, Santa Efigênia, Nossa Senhora das Mercês e São Jorge

Quando o assunto é preservação e valorização da Cultura, a Prefeitura de Arcos participa ativamente, como aconteceu nesse último final de semana. O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Arcos e a Casa de Cultura, não mediu esforços para que os festejos da Congada ocorressem.

Além de disponibilizar equipamentos e instrumentos musicais, a Prefeitura ofereceu refeições aos participantes da festa, celebrada em honra a Nossa Senhora do Rosário, Santo Expedito, Santa Efigênia, Nossa Senhora das Mercês e São Jorge, todos santos da devoção negra.

Apoio do Governo que ganha o reconhecimento dos participantes. “Até o momento, o que ocorreu nesta edição é a maior ajuda que já recebemos da Prefeitura de Arcos”, avalia Stefânia Nadinamar Januária, dona do Terno Marinheiros do Rosário, que reúne crianças e adolescentes, e tem cerca de 42 membros.

Além do Marinheiros do Rosário, a festa contou com as participações dos Ternos Congo Sereno, Moçambique Filhos de São Jorge e Catupé do Rosário. Houve ainda as participações de Ternos de Iguatama e Estrela do Indaiá.

TRADIÇÃO E RELIGIOSIDADE

Os representantes de Congadas acreditam que a festa, considerada patrimônio imaterial da cidade, já exista há pelo menos 70 anos. Nelas, por meio de danças e encenações teatrais, os devotos prestam homenagem aos santos de devoção.

As festividades começaram no dia 30 de setembro e culminaram com a celebração de Nossa Senhora do Rosário, ocorrida no final de semana.

A seguir, a cobertura em vídeo do evento: