LIRAa outubro de 2017 aponta queda em foco do mosquito Aedes aegypti

• Segunda-Feira, 06 de novembro de 2017

Mesmo estando sob controle à situação da dengue no município, o Governo de Arcos vem promovendo trabalhos educativos e de mobilização para intensificar ações a fim de melhorar o combate e mobilizar a população.

No último dia 27, a Prefeitura Municipal de Arcos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de outubro de 2017 e apontou índice de 1,2%, o que coloca a cidade em médio risco de surto.

O boletim epidemiológico foi divulgado, com os números relativos às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O mosquito é transmissor de doenças como a dengue, a febre amarela, a febre chikungunya e o vírus Zika.

Segundo o Mobilizador em Saúde Geraldo Moura,  de 1 a 3,99% considera-se situação de médio risco e acima de 4% passa a ser considerado alto risco de epidemia de dengue.

O relatório de positividade foi feito a partir da divisão da cidade em 3 regiões e com isso as análises de criadouros foram executadas. Mais de 30% dos focos foram encontrados em tanques, caixas d´água e poços. E pouco mais de 23% em outros depósitos móveis, como lixos, bebedouros e vasos.

Anualmente, são desenvolvidos quatro levantamentos ao todo. Estes dados são importantes, pois orientam os trabalhos dos agentes municipais de endemias e auxiliam o poder público no diagnóstico e acompanhamento da situação nos municípios brasileiros.

De acordo com o Supervisor Geral da Vigilância Epidemiológica Tiago Carvalho, o índice está relativamente baixo, porém, continuamos em estado de alerta para evitar a proliferação do vetor que transmite as doenças. A população tem que somar ao nosso trabalho, pois só com o apoio de todos vamos conseguir diminuir cada vez mais o índices de Dengue em nosso município.

Extrato: 01 - 0,5% - Baixo Risco

Bairros: Floresta, Pinheiros,  Jardim América, Gameleira, Niterói, Cruzeiro, Esperança I, Esperança II, Novo Horizonte, São Francisco, Centro, Macedos, Nossa Senhora do Carmo, São José, São Pedro, Lourdes, Cidade Nova, Planalto II, Planalto, Novo Eldorado, Eldorado, Juca Dias, Jardim Bela Vista.

Extrato: 02 -  1,7% - Médio Risco

Bairros: Olaria, Alvorada, Nova Morada I e II, Vila B. Vista, Buritis, Belvedere, Residencial Hilda Borges,  Santo Antônio, Sol Nascente, Santa Cruz, São Vicente,  Oliveiras, Sion, Novo Sion, Brasília,  Mangabeiras, Esplanada, Jardim Esplanada II, Califórnia, Castelo, Distrito Industrial.

Extrato: 03 -  1,6% - Médio Risco

Bairros:  Calcita, Santa Efigenia e Nossa S. Aparecida, São Judas, Juá e Jardim Canadá.