Quinta-Feira, 12 de dezembro de 2024
A estação mais fria do ano se aproxima e é neste período que circulam os diversos vírus de gripe e que deixam várias pessoas doentes, acamadas e em alguns casos com sintomas de infecções que prejudicam a estabilidade de imunidade do paciente, dentre os mais comuns: febre alta, calafrios, tosse seca e persistente, fadiga e fraqueza, congestão nasal e dor de garganta.
Atento com a saúde da população, especialmente a prioritária, o Governo de Arcos, por meio da Secretaria de Saúde, já realizou desde o dia 10 de abril, a vacinação de 51% de pessoas que fazem parte deste grupo classificado de risco, e alerta que o prazo para a imunização vai até o dia 31 de maio. Para se vacinar, é necessário apresentar na sua Unida Básica de Saúde (UBS) o cartão de vacinas e o comprovante que identifique a relação de vínculo de trabalho nas seguintes áreas: da saúde e de professores. Os doentes com morbidades específicas devem levar a receita com o relatório médico da doença.
O relatório da coordenadora de Vigilância em Saúde, Ângela Margarete Mendonça Costa Ribeiro, aponta que até a última segunda-feira (06), 4.629 pessoas receberam a imunização ao vírus Influenza. A meta do município é vacinar 9.677 pessoas, sendo: crianças de 6 meses a menores de seis anos - 2.377; trabalhadores de saúde - 660 pessoas; gestantes - 343 mulheres; puérperas- 56 mulheres; pessoas acima de 60 anos - 4356; doentes com morbidades - 1.190; professores- 494; pessoas privadas de liberdade-174; funcionários da rede prisional -27.
José Eustáquio de Oliveira, usuário da Unidade de Saúde do bairro Jardim Bela Vista, disse que esta vacinação que acontece anualmente tornou-se importante para garantir uma boa saúde durante o inverno. “A vacina é uma maneira de resguardar a saúde, principalmente por saber que estou imunizado e isso me deixar mais tranquilo. É muito importante que todos na melhor idade busquem a vacinação”.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Saúde do bairro Jardim Bela Vista, Mara dos Reis Silva, existem determinados vírus que podem levar ao óbito. “A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de fácil transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente, e por isso a importância de se vacinar, pois a vacina é trivalente inativada e protege contra o vírus H1N1 e o H3N2. O Objetivo principal da Campanha Nacional de Vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade”.
Outra informação importante é que a imunização deve ser realizada todos os anos, visto que a cada ano as vacinas são feitas com cepas de vírus que estão circulando, e a imunidade para cada dose tem a duração especifica que vai caindo com o tempo.
Se até o dia 31 de maio não for atingido a meta, será aguardado instruções do Ministério da Saúde para possível prazo de prorrogação da vacinação.
Quinta-Feira, 12 de dezembro de 2024
Segunda-Feira, 09 de dezembro de 2024
Sexta-Feira, 06 de dezembro de 2024
Quarta-Feira, 04 de dezembro de 2024
Segunda-Feira, 02 de dezembro de 2024
Terça-Feira, 19 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 18 de novembro de 2024
Terça-Feira, 05 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 30 de outubro de 2024
Sexta-Feira, 25 de outubro de 2024
Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade