Governo de Arcos realiza Audiência Pública de prestação de contas

A audiência retratou a situação financeira do município; foi ainda evidenciado a ética e o comprometimento da gestão no trato da coisa pública

• Sexta-Feira, 27 de setembro de 2019
  • Fazenda

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

Fotos e vídeo: Asscom/Prefeitura

Na manhã desta sexta-feira, 27, o Governo de Arcos realizou no auditório da Câmara Municipal uma audiência pública para prestação de contas do 2º quadrimestre do ano de 2019. A apresentação dos números indicativos de receita, despesas e estimativas ficou a cargo do Secretário de Fazenda, Dênio Dutra, que muito bem pontuou aos presentes toda a realidade financeira do município, a qual está disponível no link que segue Prestação de Contas do 2º Quadrimestre de 2019

Para o Secretário Dênio “Arcos está vencendo um dos momentos mais trágicos da história, sob o ponto de vista financeiro. É difícil a gente lidar com essa realidade, quando os recursos que deveriam vir, não vem. São quase R$17 milhões não repassados para a cidade, e o que faz o município sofrer muito. Mas apesar dessas consequências, o governo do Denilson, ao qual parabenizo de antemão, tem feito um esforço imenso para manter todas as contas em dia. Isso não é uma tarefa das mais fáceis. Ele tem enfrentado esse cenário com muita valentia, pulso firme, controle absoluto da situação, rigidez, e, principalmente, fazendo escolhas, que ao meu ver, são acertadas!”.

E por falar no prefeito Denilson, ele fez questão de participar da audiência, e disse que tem uma grande satisfação de ter uma equipe técnica e gestora, para dar conta dessa difícil missão. “O que a gente mais vê numa prestação de contas como essa é a austeridade do nosso pessoal. E mesmo com tanta dificuldade, também gostaria de elencar algumas de nossas ações, sem contar o grande investimento em Saúde (24,21%) e Educação (26,67%) (acima do piso obrigatório, que é de 15% e 25%, respectivamente.

E continuou “Juntamente com a Câmara temos várias conquistas: O SAMU (que já salvou várias vidas); o Corpo de Bombeiros (que está para ser inaugurado no final do ano); o Centro de Fisioterapia (que está funcionando muito bem); dois postos de saúde que aumentamos; algumas intervenções em asfalto (de qualidade); a revitalização da Avenida Sanitária trecho I (que ficará muito boa); a inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos; a conquista da licença operacional do nosso Aterro Sanitário; a construção de 26 km de curvas de nível na zona rural; o investimento em 11 quilômetros de matas ciliares; o plantio de mais de 16 mil mudas de arvores; a recuperação de várias minas d’água; a captação de água no Rio Candonga (que acontecerá a partir do ano que vem); a linda reforma do Ginásio Poliesportivo; a construção do velório municipal; dentre outras.

O Secretário de Integração Social, Otávio Miranda destacou mais conquistas da Administração ao longo desses quase três anos. Porém, duas delas citou com mais evidência - a realização do concurso público em Arcos e a extirpação da corrupção na Prefeitura de Arcos.

A Comissão da Câmara

Os três vereadores que compõem a comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas do legislativo arcoense - Rodrigo Carvalho (presidente), Marcelo Estevan (relator) e Jamir Soares (membro) também marcaram presença, e parabenizaram a Administração por tão bem conduzir a situação fiscal do município. Segue os depoimentos no vídeo anexo: