Governo de Arcos convoca carro UBV para combater mosquito da dengue

A cidade está em risco de surto de dengue e a medida ajudará a acabar com o mosquito adulto nos bairros onde a situação está mais crítica.

  • Quinta-Feira, 19 de abril de 2018
  • Saúde
  • Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos

O Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Arcos na última semana apontou um índice de infestação de 5,3%. E assim como apontou o resultado do LIRAa realizado no município em janeiro deste ano, que foi de 8,4%, 92 % dos focos estão nas residências. Apesar de registrar índice menor, o resultado divulgado na última sexta-feira (13) pela Secretaria Municipal de Saúde aponta risco de surto de dengue em Arcos.

Para evitar que o mosquito pique ainda mais pessoas na cidade, dentre as várias ações já realizadas pelo Governo de Arcos com intuito de combatê-lo no município, a Administração convocou o carro Ultra Baixo Volume (UBV) junto a Secretaria de Estado de Saúde. A Gerência Regional de Saúde, em Divinópolis, liberou o uso do veículo na cidade e inicia as atividades de aplicação do UBV nesta sexta-feira (20) em todos os bairros de Arcos onde a situação está mais crítica.

A aplicação do inseticida com o uso do carro UBV tem como finalidade principal a eliminação das fêmeas do mosquito Aedes aegypti infectadas com o vírus causador da dengue. Por meio desta ação, o Governo se antecipa e combate também as outras doenças transmitidas pelo mosquito, a exemplo da Zika e febre chikungunya.

De acordo com o setor de Endemias, os agentes de saúde darão continuidade aos trabalhos de aplicação do UBV com uso de equipamento costal. O carro atenderá regiões onde a situação está crítica enquanto a bomba costal atenderá bairros onde foram registradas baixas notificações.

Relação de bairros e horários das aplicações

O carro UBV atenderá primeiro os bairros onde a situação de notificações ou casos confirmados está mais crítica. Segundo o coordenador de Endemias, Tiago Carvalho, a rota iniciará nesta sexta-feira (20).

No Centro da cidade o carro percorrerá as ruas nos dias 20/04, 23/04, 26/04, 29/04 e 02/05 no período da manhã; nos bairros Brasília, Calcita e Santa Efigênia nos dias 20/04, 23/04, 26/04, 29/04 e 02/05 no período da tarde; nos bairros Jardim Bela Vista, Planalto, Planalto 2 nos dias 21/04, 24/04, 27/04, 30/04 e 03/05 no período da manhã; nos bairros São Judas, Juá e Jardim Canadá nos dias 21/04, 24/04, 27/04, 30/04 e 03/05 no período da tarde; nos bairros Pinheiros, Nossa Senhora Aparecida, Macedos, São José e Nossa Senhora do Carmo nos dias 22/04, 25/04, 28/04, 01/05 e 04/05 no período da manhã; nos bairros São Vicente, Sion e Vila Boa Vista nos dias 22/04/,25/04/ 28/04, 01/05 e 04/05 no período da tarde.

No período da manhã a aplicação será iniciada a partir das 6h e no período da tarde a partir das 16h.

Orientações à população

A Secretaria Municipal de Saúde pede para que a população colabore durante a aplicação do UBV na cidade. As ações abaixo foram recomendadas pela Gerência Regional de Saúde, em Divinópolis. Atente-se:

* Abra portas e janelas quando o carro UBV passar em sua rua, facilitando a chegada de partículas do inseticida ao interior das residências, onde normalmente o Aedes aegipty se abriga;

* Mantenha-se longe do carro UBV durante a aplicação em sua rua, pois quanto mais próximo ao veículo, maior a concentração do inseticida;

* E lembre-se, a melhor e mais eficiente forma de reduzir a população de mosquitos transmissores da dengue é a eliminação dos criadouros. Então não se esqueça, tire trinta minutos de seu dia e fiscalize seu quintal, seu telhado, e todo o entorno de sua casa. Evite água parada. Dengue mata.

Ações

Desde que assumiu a Administração, o Governo de Arcos têm investido pesado no combate ao mosquito Aedes aegipty. Em 2017, quando foi lançado o programa ‘Arcos é Nossa Casa’, foram realizados mutirões de limpeza em todos os 55 bairros da cidade, reforço na coleta contínua de lixo úmido e reciclável, coleta de lixo inservível pré-agendada com as Secretarias de Obras e Meio Ambiente, reforço na coleta de lixo em caçambas distribuídas nas comunidades rurais, foram contratados 10 agentes de endemias para reforçar as visitas domiciliares pelos bairros da cidade, em paralelo o setor de Endemias desenvolveu em 2017 e continua a desenvolver em 2018 trabalhos educativos junto a alunos das escolas públicas e particulares de Arcos, blitze educativas, trabalhos junto aos agentes de saúde dos Postos de Saúde da Família e população dos bairros atendidos e apoia os trabalhos de combate e prevenção realizados pelo Comitê Municipal da Dengue.

Em março deste ano, a Secretaria de Saúde, por meio do setor de Endemias, deu início na cidade à aplicação de UBV (Ultra Baixo Volume) ou nebulização espacial, uma espécie de agrotóxico que combate apenas o mosquito Aedes aegipty. A aplicação é realizada em localidades onde foram registrados grande número de casos suspeitos de dengue e nas proximidades de residências onde há pessoas com os mesmos sintomas. A aplicação é realizada num raio de 300 metros com a finalidade de bloquear e conter o vírus. A ação é preventiva e obedece os critérios de notificações e sintomas.

Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente, por meio da empresa Vina, que é responsável pela limpeza pública da cidade já instalou nas principais vias públicas da cidade containers, que são grandes lixeiras para que a população possa depositar o lixo e evitar que cães de rua espalhem materiais pela rua e se tornem possíveis criadouros do mosquito.

Prevenção

A primeira forma mais indicada e eficaz de acabar com o Aedes aegipty continua sendo a eliminação dos criadouros. Mas diante da circulação do vírus no município a mais indicada ação para se prevenir do contágio é o uso de repelentes, e uso de roupas que deixam o corpo menos exposto, principalmente nas primeiras horas do dia e a tarde, já que o mosquito tem hábitos diurnos.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda também que seja dispensado 30 minutos do dia para fazer a ronda pelas residências, observando tanques, bebedouros de animais, calhas, e outros locais onde o mosquito pode colocar seus ovos e proliferar, uma vez que os ovos podem permanecer por mais de 400 dias sem contato com água.

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade