Governo de Arcos comemora Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tiveram uma manhã e uma tarde diferenciadas e participaram de atividades recreativas realizadas no Clube Campestre de Arcos.

• Sexta-Feira, 18 de maio de 2018
  • Saúde
  • Foto: O prefeito Denilson Teixeira participou das atividades junto aos usuários

O prefeito Denilson Teixeira participou das atividades junto aos usuários

O Governo de Arcos, por meio da Secretaria de Saúde, proporcionou aos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) um dia diferenciado em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado todo dia 18 de maio. Cerca de 20 usuários que participam das oficinas ofertadas pelo CAPS foram levados para o Clube Campestre de Arcos e nadaram, jogaram bingo, almoçaram e tomaram café no local. Eles foram acompanhados pela equipe que os assiste durante os tratamentos na unidade.

De acordo com o coordenador do CAPS, Carlos Eduardo Silva, há 30 anos a luta pela humanização do tratamento das pessoas com transtornos psíquicos tem revolucionado a forma como estas pessoas eram vistas pela sociedade. “O movimento de luta antimanicomial consiste em um diálogo de conscientização com as instituições legais e com os cidadãos ao elaborar o discurso de que os portadores de transtornos mentais não representam ameaça ou risco ao círculo social. A luta representa uma reeducação da sociedade na maneira de compreender os transtornos mentais não como um estigma, mas como um modo alternativo de ver e estar no mundo”, declarou.

Para o secretário de Saúde, João Júlio Cardoso, ter um dia dedicado à conscientização desta luta é uma forma de reafirmar a importância destas pessoas para a sociedade. “É muito importante para estas pessoas terem a oportunidade de se incluírem na sociedade. E o Governo municipal está sempre atento aos anseios delas e de seus familiares e oferece serviços de qualidade, promovendo tratamentos dignos que priorizam a humanização dos usuários e sua total inserção na sociedade”, ressaltou.

O prefeito Denilson Teixeira que também fez questão de participar da comemoração, reforçou a eficiência dos trabalhos prestados pela equipe do CAPS aos usuários. “Com certeza esses usuários têm uma melhor qualidade de vida quando participam dos trabalhos realizados pela equipe do CAPS. O carinho e a dedicação de cada profissional é visível e bem recebido pelos usuários. O respeito com que eles são tratados os fazem se sentir incluídos na sociedade, que há muitos anos adotava formas de tratamento muito cruéis para estas pessoas. Estas pessoas são muito especiais para nós e nossa preocupação é constante para com eles”, concluiu.

18/05 - Dia Nacional da Luta Antimanicominal

O movimento se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. O combate a retrógrada ideia de que estas pessoas devem ser isoladas para tratamentos é uma das causas desta luta. O Movimento da Reforma Psiquiátrica teve início no Brasil na década de 70, e em 1987 teve dois marcos importantes que elegeram o 18 de maio como o dia da Luta Antimanicomial.

Estes marcos foram o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, realizado em Bauru, no interior de São Paulo e a I Conferência Nacional de Saúde Mental, realizada em Brasília. O Movimento da Reforma Psiquiátrica resultou na aprovação da Lei 10.216/2001 - Paulo Delgado, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência.