Governo de Arcos celebra ‘Dia das Crianças’ nas escolas e unidades de saúde

Para celebrar o Dia das Crianças, comemorado nesta quinta-feira (12), as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Arcos e os PSF’s estão desenvolvendo diversas atividades nestas últimas semanas. Brincadeiras, apresentações, brinquedos e teatro fazem parte das diversas atividades programadas pelas unidades.

De acordo com a secretária de Educação Sônia Teixeira, o princípio VII da Declaração Universal dos Direitos da Criança estabelece que toda criança tenha direito ao lazer infantil. Brincar é essencial para o desenvolvimento da criança  e o valor da brincadeira não pode ser subestimado pela escola e nem pela família. Por causa disso, na Escola Municipal Julieta Ribeiro da Fonseca, desde a primeira semana de outubro os alunos têm recebido um carinho especial com diversas atividades esportivas, brincadeiras e muitas guloseimas, tudo preparado com muito amor para homenagear os alunos.

A festa continuou na creche Ana Lúcia Franco. Os alunos foram recebidos com apresentação da equipe de teatro do projeto Garoto Cidadão e ainda tiveram hora do conto, cineminha, pula-pula e muita diversão.

Além de toda uma programação especial, os alunos participaram da gincana ambiental onde arrecadaram leite para ser doado a uma instituição filantrópica. Para fazer a decoração e deixar a festa mais bonita, pneus foram reutilizados e viraram objetos encantadores.

Na Escola Municipal Dorvina Teixeira Arantes a festa começou com a hora do conto e depois os alunos tiveram muitas brincadeiras e pintura no rosto com a professora Luciana do terceiro ano que se vestiu de “palhacinha” para distribuir sacolinhas surpresas.

Mais festa, alegria e muitas brincadeiras. Assim aconteceu a festa da criança na Escola Municipal Sebastião Teixeira Borges. As crianças fizeram um tour divertido com passeio ao Poliesportivo, visita ao Parque Aquático e claro, muita brincadeira na escola.

Todas as escolas municipais celebraram o “Dia da Criança” da melhor maneira possível. Uma programação intensa durante todo este mês.

“Todos os profissionais da Educação Municipal se preocupam em propiciar o melhor aos alunos. 95% deles estão na infância, além das atividades lúdicas que fazem parte do currículo e do planejamento diário das aulas interdisciplinando os conteúdos com jogos e brincadeiras. Na Semana das Crianças, a equipe das escolas e creches, juntamente com a Semed, preocupam em elaborar um projeto para esta semana, oferecendo aos alunos uma semana diversificada, com brinquedos e brincadeiras, para homenageá-las. Além de  um cardápio de lanches diversificados com direito a  guloseimas. Pois o sorriso e a alegria das crianças não tem preço. Nos deixam orgulhosos por trabalhar na educação", finalizou a secretária.

Festa nos PSF' s

No PSF do bairro Jardim Bela Vista também teve festa para os pequenos. Aproximadamente 200 crianças participaram da comemoração que reuniu pais e filhos em busca de diversão e alegria. As crianças foram recebidas com cachorro quente, pipoca, bolo e muito mais. Além disso, o espaço mais disputado da festa foi o pula-pula que chamou a atenção de toda a criançada.

Helenita Cristina, que é moradora do bairro Jardim Bela Vista e mãe do Francisco, de dois anos e meio, reconheceu a importância desta comemoração, pois como o filho ainda não está na escola, ele brinca e interage com outras crianças no PSF, o que consequentemente favorece em seu desenvolvimento.

Para a enfermeira chefe Mara dos Reis, esta é uma data que deve ser comemorada com muito afeto já que as crianças são capazes de contagiar a todos com alegria e muitas gargalhadas. Para ela, também é uma maneira de aproximar essas crianças e trazê-las para a unidade, a fim de melhorar o acompanhamento e ainda oportunizar que as crianças tenham outra visão dos médicos e enfermeiros dos hospitais e unidades de saúde. “Muitas crianças tem um medo irracional das pessoas que usam branco como médico e enfermeiros, portanto, este tipo de evento é uma oportunidade de aproximá-las de nós para que elas realmente conheçam nossos trabalhos”, informou Mara.

Nesta quarta feira (11) os PSF' s Santo Antônio, São Vicente e Central se reuniram para comemorarem o dia das crianças. O mesmo aconteceu no PSF do Bairro Esplanada. Está sendo um dia muito divertido e cheio de atrações para crianças de 0 a 10 anos. Teve pintura no rosto, brincadeiras, presentes e várias guloseimas que nenhuma criança dispensa. A equipe de enfermagem dos PSF's também participaram medindo peso e altura da criançada.

Cristina Rodrigues levou pela primeira vez a filha Isadora e ambas gostaram muito da comemoração. "Gostei muito da festa e acho a iniciativa importante para nós e para nossos filhos. Ela estava feliz com os amiguinhos" concluiu a dona de casa.

Para Karine Alves de Sousa, mãe de Samira de 4 anos,  "essa festa é muito importante por lembrar o dia das crianças, é sinal que o governo importa com as crianças de nossa cidade. Pula pula, o lanche, a atenção das funcionárias com os nossos filhos, todo mundo caracterizado. É muito importante".

As comemorações continuam, e hoje ás 17hs a festa será no PSF do Bairro Brasília. Compareça e leve sua família. A iniciativa parte da Prefeitura em apoiar eventos como esse, afirmando que o PSF, além de proporcionar assistência médica, também pode oferecer diversão e bem-estar.

FOTOS