Fundação CSN em parceria com Semcelt exibe ‘Guarnieri’ na Casa de Cultura nesta segunda-feira

Filme sobre Gianfrancesco Guarnieri, um dos documentários vencedores do Histórias que Ficam é dirigido pelo neto Francisco Guarnieri e conta a trajetória do ator

A Fundação CSN em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Semcelt) exibem nesta segunda-feira (8), o documentário ‘Guarnieri’, dirigido por Francisco Guarnieri, às 19h, na Casa de Cultura. A exibição integra a Mostra Itinerante Histórias que Ficam. A sessão é gratuita e aberta ao público. Após o filme haverá um bate-papo com o vereador Geraldo Adriano Silva e a secretária da Semcelt.

O filme refere-se a um dos quatro vencedores da segunda edição do Histórias que Ficam, programa de consultoria, fomento e difusão do documentário brasileiro da Fundação CSN, braço social da Companhia Siderúrgica Nacional. ‘Guarnieri’ conta a trajetória de Gianfrancesco Guarnieri (1934 - 2006), ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem-síntese do artista engajado. Seus filhos Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política. A partir desses dois retratos geracionais, o diretor Francisco Guarnieri, neto do ator, procura refletir sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família.

O programa Histórias que Ficam recebeu 273 inscrições, vindas de todo o Brasil. Os demais documentários selecionados são ‘Iramaya’, de Carolina Benjamin (Rio de Janeiro) e ‘No vazio do ar’, de Priscilla Regis Brasil (Belém). Os filmes serão exibidos até 20.05 em mais de 20 cidades do país, principalmente as que não possuem um circuito expressivo de exibição.

Além das sessões programadas, os exibidores que quiserem fazer parte do circuito podem cadastrar uma sessão por meio da plataforma Taturana, através do site www.taturanamobi.com.br, ou para mais informações sobre a programação da "Mostra Itinerante Histórias que Ficam" acesse o site www.historiasqueficam.com.br

FOTOS