Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos
Fotos: Estefânia/Associação dos Congadeiros de Arcos
Festa, tradição e história de união. O mês de setembro em Arcos foi marcado pelas comemorações da Festa do Congado de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia. Os festejos foram realizados pela Associação de Congadeiros de Arcos, com organização de Estefânia Nadinamar Januário, e Donizete da Silva e Oscar 'da Eva', respectivamente presidente e vice da entidade, com apoio da Prefeitura de Arcos, por meio da Secretaria de Cultura.
As comemorações tratam da tradição que os africanos trouxeram de seu continente, fortalecendo a cultura e a religiosidade. Tudo muito rico, sonoro, alegre e cheio de cores.
No sábado, 28, aproximadamente 600 pessoas, entre congadeiros e visitantes já iniciavam os trabalhos. De acordo com a organização, que vale frisar muito eficiente, as expectativas foram todas elas superadas, diante da grande quantidade de ternos que prestigiou o evento. Citam-se: Congada Filhos do Rosário (Candeias); Moçambique Chico Aroeira e Congo Sereno (Arcos); Moçambique Filhos de Jorge e Moçambique Santa Cruz (Itaúna); Congada Irmãos Lodino (Iguatama); Terno Congado da União (Jacuí).
No mesmo dia foi servido um delicioso café na Casa de Cultura. E o encerramento aconteceu com a celebração da santa missa.
Para o Secretário de Cultura do município, Sérgio Garibaldi, a Festa do Reinado é uma das grandes manifestações do patrimônio imaterial da cidade, no aspecto da cultura. “Fico encantado com tanta riqueza, com tanta simpatia e fé dos participantes. Essa festa não pode ser esquecida nunca. Que bom que a tradição é passada de pai pra filho. Vi muitos jovens realmente empenhados em manter viva a tradição. Parabéns!”.
O GRANDE DIA
No domingo, as festividades começaram bem cedo, às 07hs, com outro belo café da manhã. A missa, ocorrida às 10hs, foi seguida pelo almoço, ocorrido nas dependências da Escola Estadual Maricota Pinto, reunindo mais de 2.500 pessoas. Grandes números para exaltar Nossa Senhora e os santos.
Compareceram neste dia - as guardas de Arcos, Candeias, Luz, Quartel Geral, Bom Despacho, Estrela do Oeste, Bambuí, Iguatama, Campos Altos, Formiga e Jacuí, totalizando 21 grupos, que se juntaram com mais pessoas para seguir a procissão no trajeto da Praça do Vivi até a igreja do Rosário, onde também aconteceu o descimento dos mastros.
O prefeito Denilson Teixeira e o vice Halph Carvalho fizeram questão de participar do evento, e também teceram elogios aos congadeiros. “A nossa Administração é e sempre será parceira desta festividade. E é bom ver os anfitriões arcoenses recebendo grupos de congados de várias cidades, de forma ordeira e organizada. Muito importante demonstrar e preservar a nossa cultura”, disse o prefeito.
PARA CONHECIMENTO
Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025
Domingo, 12 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade